E foi lançado o Miracle-WM 0.2.0 com suporte a Sway/i3 IPC, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Miracle-WM é um novo compositor Wayland (baseado no MIR do Ubuntu) lado a lado com um gerenciador de janelas no estilo i3, Sway ou Hyprland.
Agora, foi lançado o Miracle-WM 0.2.0 com suporte a Sway/i3 IPC e importantes correções de bugs.
Novidades do Miracle-WM 0.2.0
Conforme informamos anteriormente, um novo player chamado Miracle-WM está surgindo entre os compositores Wayland. É um novo projeto enraizado nas bases do servidor de exibição Mir do Ubuntu.
Ele se inspira em compositores populares como i3 e Sway, mas pretende superá-los tanto em estética quanto em funcionalidade.
A nova versão 0.2.0, embora ainda seja um pré-lançamento como parte do caminho para a futura versão estável 1.0.0, traz muitas melhorias na funcionalidade e na experiência do usuário.
- Gerenciamento aprimorado de janelas: A atualização introduz um suporte para gerenciador de janelas flutuantes, permitindo aos usuários sobrepor janelas acima da grade lado a lado. Isso imita o comportamento tradicional da janela flutuante, adicionando versatilidade aos arranjos das janelas.
- Configuração dinâmica: as alterações nas configurações do usuário agora são aplicadas automaticamente, tornando as personalizações mais simples e intuitivas. Além disso, os usuários podem definir variáveis de ambiente diretamente na configuração para atender a necessidades específicas, como reduzir o rompimento da tela com placas AMD.
- Padrões de terminal aprimorados: A atualização permite que os usuários especifiquem qual terminal iniciar com atalhos de teclado e seleciona de forma inteligente um terminal padrão que melhor se adapta ao ambiente do usuário.
- Atualizações de hardware e software: A atualização para Mir 2.16.4 corrigiu vários bugs e introduziu suporte a cursor de hardware, melhorando o desempenho e a estabilidade.
Além disso, Miracle-WM 0.2.0 corrige vários bugs, incluindo problemas com janelas em tela cheia, eventos de teclado durante trocas de espaço de trabalho e um bug peculiar que fazia com que as janelas redimensionadas diminuíssem progressivamente.
O sistema de ladrilhos das janelas também foi refatorado para melhor legibilidade e funcionalidade.
Mas os desenvolvedores não param por aqui. Seu foco agora mudará para a integração de animações e a continuação do desenvolvimento de tarefas sway/i3 IPC, o que significa que o Miracle-WM em breve será não apenas mais funcional, mas também mais atraente visualmente.
Outras melhorias e melhorias contínuas nos recursos existentes também estão no roteiro.
Para saber mais sobre essa versão do Miracle-WM, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Miracle-WM
Além do pacote Snap para Miracle-WM, também serão mantidos os pacotes Fedora RPM e Ubuntu Debian para este compositor.
O Miracle-wm está disponível como um pacote Snap que você pode instalar facilmente em qualquer versão compatível com o formato Snap executando o comando abaixo.
sudo snap install miracle-wm --classic
Depois de instalado, você poderá usar o compositor Wayland selecionando as opções “Miracle” ou “Miracle (Non Snap)” nos gerenciadores de exibição GDM (GNOME Display Manager) ou LightDM antes de fazer login.
Claro, você também pode compilar o Miracle-wm a partir do código fonte, que está disponíveis para download na página do projeto no GitHub.