Chris Halse Rogers, da Canonical, compartilhou um road-map onde fica claro que o Mir terá suporte a placas gráficas híbridas e outras novidades. Confira!
Para quem ainda não conhece, o Mir é um software desenvolvimento pela Canonical Ltd. Na prática, ele é servidor gráfico para Linux que foi criado para substituir o X Window System, que ainda é usado no Ubuntu.
Ele foi anunciado pela Canonical em 4 de março de 2013, e foi sido desenvolvido para facilitar o desenvolvimento do Unity Next, a próxima geração da interface de usuário Unity.
Contudo, quando a Canonical anunciou que estaria encerrando seu investimento no Unity 8, Mir, Ubuntu para celulares e tablets, e que não seguiria mais em seu objetivo de levar o sistema a “convergência”, isso deixou muita gente a pensar que o Unity (e o Mir) iria acabar.
Mir terá suporte a placas gráficas híbridas e outras novidades
Agora, Chris Halse Rogers, da Canonical, compartilhou um road-map (roteiro, ou mapa de terreno como ele prefere chamá-lo) para o Mir sobre seus planos futuros para este servidor de exibição de código aberto, que permanece focado agora em fornecer suporte a Wayland.
Ele alega que:
“Uma das coisas que dificulta o início de um projeto como o Mir – onde os principais colaboradores são todos da Canonical e nos encontramos pessoalmente duas vezes por ano – é que há muitas tradições orais sobre grandes projetos que conhecemos. deseja fazer, mas que atualmente não são uma prioridade e não serão incluídas em um roteiro.”
“No interesse de tornar o desenvolvimento do Mir mais acessível aS pessoas de fora, pois pensamos nas coisas que colocaremos esses projetos em um mapa de terreno.”
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE
Por conta disso, entre os projetos Mir que eles desejam prosseguir, mas não necessariamente a serem concluídos em um futuro muito próximo, incluem:
- Dividir o código de renderização e exibição para ser mais modular e melhor manipulação de casos, como o hardware de display DisplayLink USB que não possui suporte de renderização integrado.
- Como parte da refatoração da plataforma, a capacidade do Mir de suportar várias plataformas gráficas simultaneamente. No momento, o Mir não funciona com várias pilhas de drivers de uma só vez, ou seja, não permite que o driver NVIDIA funcione com o suporte do Mesa carregado. Portanto, os laptops gráficos híbridos para NVIDIA + Intel e similares não funcionam no momento com o Mir, mas o objetivo seria permitir o suporte a múltiplas plataformas gráficas simultaneamente. Isso também é necessário para o suporte à área de trabalho remota Mir.
- Suporte substituível para renderizador e gráfico de cena, além de criar um back-end do GNOME SceneGraph Kit (GSK) para ajudar pessoas como o GNOME Shell ou o Unity 8 executando no Mir.
- Recarregamento a quente do Mir e melhor resiliência a falhas sem derrubar nenhum dos aplicativos em execução.
Essas idéias esperançosas para Mir podem ser encontradas no Ubuntu Discourse.
O que está sendo falado no blog
No Post found.