Conheça o MINISFORUM EliteMini HX90, um mini PC com Ryzen 9 5900HX. Confira os detalhes, as especificações (e os defeitos) desse dispositivo.
O mais recente computador compacto da fabricante chinesa de PCs MINISFORUM também é o mais poderoso da empresa até o momento, pelo menos no papel.
Infelizmente, depois que alguns dos primeiros revisores colocaram as mãos no hardware, eles encontraram algumas áreas principais onde o MINISFORUM EliteMini HX90 não cumpre as promessas da empresa.
MINISFORUM EliteMini HX90, um mini PC com Ryzen 9 5900HX
O computador mede 7,7″ x 7,5″ x 2,4″ e abriga um processador AMD Ryzen 9 5900HX. Ele suporta até quatro monitores, possui uma porta Ethernet de 2,5 Gbps e tem espaço para até três dispositivos de armazenamento.
Com preços de pré-encomenda a partir de US$ 629, o HX90 parece um vencedor. Mas o MINISFORUM também afirma estar usando fibra de carbono para o chassi, o que parece não ser verdade.
E a empresa afirma estar usando metal líquido para resfriamento, e isso parece ser não apenas enganoso, mas de uma forma potencialmente perigosa.
O MINISFORUM planeja começar a enviar o EliteMini HX90 aos clientes em meados de setembro, mas a empresa já enviou algumas unidades aos revisores e pelo menos dois YouTubers postaram exames detalhados de alguns problemas com o computador.
De acordo com Gamers Nexus e der8auer, o HX90 parece oferecer desempenho decente do CPU à primeira vista, mas as temperaturas do CPU são mais altas do que você esperaria para um sistema com pasta térmica de metal líquido aplicada ao CPU e dissipador de calor.
Então, eles dissecaram o computador e descobriram que não apenas não há metal líquido na CPU, mas também pequenos pedaços dele localizados em outras partes da placa-mãe e do gabinete.
Como o metal líquido é um material altamente condutor, isso torna essas unidades HX90 uma bomba-relógio. É possível que o hardware sofra curto-circuito ou até mesmo pegue fogo.
Der8auer também observa que, embora o site do MINISFORUM diga que o chassi incorpora fibra de carbono, na verdade ele parece ser todo de plástico, com um design em estilo de fibra de carbono.
Portanto, esses são pelo menos dois exemplos de o HX90 não cumprir a descrição declarada no site do MINISFORUM.
As probabilidades são de que nem a falta de pasta térmica de metal líquido ou materiais de fibra de carbono seriam um problema por si só – mas a aplicação desleixada de metal líquido em outras partes do case são definitivamente grandes bandeiras vermelhas.
Uma possível explicação é que a empresa havia planejado usar pasta térmica de metal líquido, mas teve problemas ao aplicá-la, respingou um pouco dentro das caixas dessas unidades de demonstração e não conseguiu limpar mesmo depois de decidir enviar os computadores aos revisores sem qualquer metal líquido na CPU.
Se for esse o caso, é possível que a empresa atualize a descrição de seu produto para omitir o uso de metal líquido, produzir novos dispositivos que não usam o material de forma alguma e enviar computadores para clientes que podem ficar um pouco mais quentes do que o previsto (que pode levar a algum estrangulamento térmico), mas que são seguros de usar.
Mas neste ponto não está claro quantas unidades EliteMini HX90 o MINISFORUM já produziu e que podem ter respingos de metal líquido dentro do gabinete, então encomendar este computador pode ser uma proposta arriscada.
O Ryzen 9 5900HX da AMD é um processador de 45 watts com 8 núcleos e 16 threads. É um chip de 7 nm que tem uma frequência base de CPU de 3,3 GHz e suporte para velocidades de aumento de até 4,6 GHz. Ele também possui placa de vídeo integrada AMD Radeon Vega 8 de 2,1 GHz.
Embora o processador seja projetado para laptops e outros dispositivos móveis, ele também pode ser uma boa opção para computadores desktop de fator de forma pequeno, como o EliteMini HX90.
O processador gera uma boa quantidade de calor, portanto, o computador tem uma ventoinha e um gabinete ventilado.
O MINISFORUM EliteMini HX90 suporta até 64 GB de memória DDR4-3200 e possui um slot M.2 2280 para uma unidade de estado sólido, além de duas baias de unidade de 2,5 polegadas para discos rígidos SATA 3 ou SSDs.
As portas incluem:
- 2 x HDMI (4K @ 60 Hz)
- 2 x DisplayPort (4K @ 60 Hz)
- Ethernet 1 x 2,5 Gbps
- 2 entradas de microfone (uma frontal, uma traseira)
- 2 saídas de fone de ouvido/linha (um frontal, um traseiro)
- 5 x USB 3.0 Tipo-A (quatro traseiros, um frontal)
- 1 x USB Type-C
Outros recursos incluem uma placa wireless Intel AX200 com suporte para WiFi 6 e Bluetooth 5.0.
Uma coisa que o computador não tem é uma porta Thunderbolt, então enquanto o MINISFORUM está posicionando o HX90 como um PC para jogadores, ele não tem uma GPU discreta embutida e você não será capaz de adicionar uma usando um dock gráfico externo qualquer.
Você provavelmente pode usá-lo para jogar alguns jogos – afinal, se sistemas de jogos portáteis como o AYA Neo e GPD Win Max 2021 podem se contentar com os gráficos integrados Radeon Vega da AMD, o HX90 deve ter um desempenho ainda melhor graças a um processador muito mais rápido e GPU mais potente.
MINISFORUM vende o sistema em várias configurações diferentes. O preço inicial é um modelo básico sem memória ou armazenamento, mas você pode pagar a mais por um sistema com até 32 GB de RAM e até 512 GB SSD.