E foi lançado o MiniOS 3.3.4 com melhorias e novos recursos. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
O MiniOS é uma distribuição Linux leve, especialmente projetada para instalação em unidades USB. Originalmente baseado no Mandriva e relançado em 2020 usando o Debian como base, o MiniOS apresenta uma configuração de sistema modular que permite personalização flexível.
A distribuição depende do ambiente de desktop Xfce e está disponível em seis variantes: Flux, Minimum, Standard, Maximum, Ultra e Puzzle. A principal diferença é o software incluído.
Agora, o MiniOS acaba de lançar sua atualização mais recente, versão 3.3.4, trazendo algumas melhorias e novos recursos.
Novidades do MiniOS 3.3.4
Com base no Debian 12 (Bookworm) e, mais especificamente, em sua versão mais recente, a 12.6, esta atualização marca a restauração da capacidade de compilação para a ramificação 3.3.x, abordando problemas anteriores causados por alterações na estrutura do repositório.
O instalador do MiniOS foi atualizado para espelhar os recursos definidos para estrear no MiniOS 4.0. Isso inclui suporte adicional para dispositivos MMC e sistemas de arquivos exFAT, ampliando a gama de compatibilidade de hardware.
Além disso, os scripts de inicialização do sistema foram refinados, resolvendo problemas anteriores com atualizações de pacotes no componente Puzzle.
O desempenho também é uma prioridade nesta versão. O kernel foi atualizado para a versão 6.1.90, garantindo operações mais suaves e segurança aprimorada.
Os usuários também notarão uma atualização visual, com o tema do ícone mudando de elementary-xfce-minios para elementary-minios, agora em sua atualização 0.19, que oferece uma estética mais limpa e unificada.
Além disso, todos os módulos no MiniOS 3.3.4 agora são compactados usando ZSTD, um algoritmo de compactação de dados sem perdas que otimiza os tempos de carregamento e o desempenho.
A atualização também corrige problemas de carregamento de GUI nos ambientes Flux e Minimum, melhorando a confiabilidade e a interação do usuário.
Outros aprimoramentos técnicos incluem renomear o utilitário Gtkdialog para gtkask, um diálogo GTK2 simples para perguntas Sim/Não para evitar conflitos de nomenclatura e melhorar os mecanismos de detecção para requisitos do kernel durante a instalação.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o MiniOS 3.3.4
A imagem ISO do MiniOS 3.3.4 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux