Segundo vazamentos recentes, o mini PC Beelink EQ14 vem com um chip Intel N150 não anunciado. Confira os detalhes desse hardware.
O Beelink EQ14 é um pequeno computador de mesa com duas portas Ethernet, uma fonte de alimentação integrada e suporte para até dois SSDs.
É também o segundo mini PC anunciado até o momento que estará disponível com um processador Intel N150, uma continuação do popular chip Intel N100 Alder Lake-N que alimenta muitos laptops e mini PCs econômicos lançados nos últimos anos.
A Intel ainda não apresentou oficialmente o processador N150, mas de acordo com vazamentos recentes, ele deve trazer um modesto aumento no desempenho da CPU e dos gráficos em relação ao Intel N100.
Mini PC Beelink EQ14 vem com um chip Intel N150 não anunciado
O primeiro fabricante de mini PCs a apresentar um produto com um processador Intel N150 foi a Asus: o próximo Asus NUC 14 Essential é um mini PC com suporte para opções de processador Intel N150, N250 ou Core 3-N355.
Espera-se que esses chips tragam modestos aumentos de especificações em relação ao Intel N100, N200 e Core i3-N305, respectivamente.
E embora não esteja claro se há alguma mudança arquitetônica significativa, o Beelink EQ14 contará com um processador Intel N150 quad-core com suporte para frequências de CPU até 200 MHz mais altas do que as suportadas pelo N100, e gráficos integrados Intel com suporte para velocidades de GPU até 250 MHz mais rápidas do que o Intel N100.
Embora o Intel N100 deva ser um processador de 6 watts, como o Intel N100 antes dele, em uma postagem no site de mídia social chinês Weibo, a Beelink diz que o EQ14 permitirá que o chip funcione a até 25 watts.
Outros recursos incluem um corpo de plástico com um ventilador e dissipador de calor para resfriamento ativo e passivo, um único slot SODIMM para memória DDR4 e dois slots M.2 2280 para armazenamento: um com suporte PCIe 3.0 x4 e outro com suporte PCIe 3.0 x1.
Assim como o Beelink EQ13, lançado no início deste ano, o EQ14 possui uma fonte de alimentação integrada, o que significa que você não precisa de um adaptador ou fonte de alimentação externa — você só precisa conectar um cabo de alimentação da parte traseira do computador a uma tomada CA.
Outros recursos incluem portas USB Tipo C e Tipo A, um conector para fones de ouvido e o que parecem ser pelo menos duas saídas de vídeo dedicadas.
A Beelink ainda não adicionou informações sobre o próximo mini PC EQ14 em seu site, mas de acordo com fotos compartilhadas nas redes sociais por @realVictor_M (1)(2), o computador será bem barato quando for lançado em breve na China, com preços para um modelo básico (sem memória, armazenamento ou sistema operacional) começando em apenas 599 CNY (US$ 83).