Conheça o Milk-V DuoModule 01, um SBC com núcleos de CPU RISC-V e ARM. Confira os detalhes e especificações desse pequeno computador.
A Milk-V DuoModule 01 é um pequeno computador em um módulo que apresenta armazenamento eMMC integrado, suporte para WiFi 6 e Bluetooth 5.4 e um processador Sophgo SG2000 com um único núcleo de CPU ARM Cortex-A53 e dois núcleos XuanTie C906 RISC-V, bem como um microcontrolador e uma unidade de processamento neural.
Milk-V DuoModule 01, um SBC com núcleos de CPU RISC-V e ARM
Mas o módulo em si não é muito útil, a menos que esteja conectado a uma placa que forneça energia, portas e outras funcionalidades. É aí que entra a placa de avaliação Milk-V DuoModule 01.
Disponível agora por US$ 42, a placa é um PC de placa única totalmente funcional com o DuoModule 01 em seu coração.
O chip SG2000 em si possui 512 MB de memória DDR3, WiFi e Bluetooth, núcleos RISC-V de 1 GHz e 700 MHz e um núcleo de processador ARM Cortex-A53 de 1 GHz, bem como um microcontrolador 8051 de 6 KB de 8 bits e uma NPU com até 0,5 TOPS de desempenho de IA.
Observe que você não pode usar os núcleos RISC-V e ARM ao mesmo tempo: o chip permite que você selecione um conjunto de núcleos de CPU para usar por vez antes de iniciar o computador.
A placa de avaliação mede 100 x 75 mm (3,94″ x 2,95″) e vem com um módulo eMMC de 8 GB e apresenta um conjunto de portas e conectores que inclui:
- 1 x USB Tipo C para energia e dados
- 4 x USB 2.0 Tipo A
- 2 x Ethernet 10/100
- 1 x áudio de 3,5 mm
- 1 x leitor de cartão microSD
- 2 x conectores de câmera MIPI-CSI de 2 pistas
- 1 x conector de exibição MIPI-DSI de 4 pistas
- Cabeçalho GPIO de 19 pinos
De acordo com o Milk-V, a placa suporta sensores de câmera de até 5 MP a 30 quadros por segundo e funciona com sistemas operacionais, incluindo Buildroot e RTOS.
Caso o nome não tenha deixado claro, a placa de avaliação é voltada principalmente para desenvolvedores e outros clientes que desejam testar o DuoModule 01, em vez do público em geral, então não espere suporte semelhante ao Raspberry Pi para esta plataforma.
Mas é sempre interessante ver outra entrada no espaço do computador de placa única RISC-V… especialmente uma que também pode ser usada como uma placa baseada em ARM.