Se você usa o Leap e pensava em algum dia mudar para o SLE, a boa notícia é que o openSUSE Leap 15 permitirá a migração para o SUSE Linux Enterprise 15. Confira os detalhes dessa novidade.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
O projeto openSUSE é um programa comunitário patrocinado pelo SUSE Linux e outras empresas. Promovendo o uso do Linux em todos os lugares, este projeto oferece acesso gratuito e fácil ao openSUSE, uma distribuição Linux completa.
O Leap usa os fontes do SUSE Linux Enterprise (SLE), o que dá ao Leap um nível de estabilidade inigualável por outras distribuições do Linux e combina isso com os desenvolvimentos da comunidade para oferecer aos usuários, desenvolvedores e administradores de sistemas a melhor experiência Linux estável disponível.
O projeto está se preparando para lançar o sistema operacional openSUSE Leap 15, que é baseado nas fontes do SUSE Linux Enterprise (SLE) 15 e oferecerá várias melhorias e otimizações.
openSUSE Leap 15 permitirá a migração para o SUSE Linux Enterprise 15
Por ser baseado no SUSE Linux Enterprise (SLE) 15, o próximo sistema operacional OpenSuSE Leap 15 usa muito código do seu upstream.
Então, dá para imaginar que um dos recursos mais atraentes deste lançamento será a capacidade de migrar instalações para a edição de suporte de longo prazo do sistema operacional SUSE Linux Enterprise (SLE) 15, pronto para uso e com suporte empresarial, para obter certificações, implantações em massa e tudo o mais que você pode precisar de um sistema operacional corporativo.
A nota do projeto openSUSE diz o seguinte:
“Pela primeira vez, o SUSE suportará a migração do Leap para o SLE, o que permite aos integradores de sistemas desenvolver no Leap a possibilidade de migrar para uma versão corporativa para certificações, implantações em massa e/ou suporte estendido de longo prazo. O openSUSE Leap 15 traz muitos pacotes de comunidades construídos sobre um núcleo de fontes do SUSE Linux Enterprise (SLE) 15, que é a primeira vez que os dois principais lançamentos foram construídos em paralelo desde o começo.”
O openSUSE Leap 15 está chegando…
O SUSE Linux Enterprise (SLE) 15 ainda não foi lançado, pois estará disponível nos próximos meses, mas o openSUSE Leap 15 será lançado na próxima semana, em 25 de maio de 2018, para dar aos usuários um vislumbre do que estará no SUSE Linux Enterprise 15, que será direcionado apenas para empresas.
Quando o SUSE Linux Enterprise 15 for lançado, os integradores de sistemas poderão migrar do openSUSE Leap 15 para o SLE 15, caso procurem recursos corporativos.
Desenvolvido pela série de kernel Enterprise Linux 4.12 do SUSE Linux Enterprise (SLE) 15, o openSUSE Leap 15 contará com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.12 suportado a longo prazo, além de vários componentes de código aberto atualizados e tecnologias Linux, incluindo GCC (GNU Compiler Collection) 7, systemd 234, PHP 7, OpenStack Queens e muitos outros, que serão revelados no dia do lançamento na próxima semana.