Lucas Holt anunciou o lançamento da mais recente versão do seu sistema, o MidnightBSD 1.0. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
MidnightBSD é um sistema operacional derivado do FreeBSD. Na verdade, o MidnightBSD é um fork do FreeBSD 6.1 beta.
Um objetivo crítico do projeto é criar um ambiente de desktop fácil de usar com gerenciamento de portes gráficos e configuração do sistema usando o GNUstep.
O sistema foi bifurcado para nos permitir personalizar e integrar o ambiente, incluindo os portes e a configuração do sistema.
A ideia é que o sistema atraia tanto os iniciantes quanto os usuários mais experientes do BSD, pois o projeto quer se concentrar em melhorias de otimização e usabilidade para usuários de desktop.
Novidades do MidnightBSD 1.0
Este lançamento é mais uma progressão natural do que um evento inovador. Ele inclui muitas atualizações no sistema básico, melhorias no gerenciador de pacotes, um compilador atualizado e ferramentas.
Em particular, você pode inicializar o ZFS e usar os SSDs NVME, e algumas placas gráficas AMD Radeon suportam aceleração.
O suporte da AMD Ryzen melhorou muito nesta versão. Também foi adicionado o bhyve do FreeBSD.
A maior remoção de funcionalidade foi a estrutura dos sensores. A equipe do projeto descobriu que havia alguns problemas de bloqueio que não poderiam ser resolvidos facilmente sem algum trabalho importante.
Pode reaparecer de uma nova forma no futuro. Dito isso, muitos dos recursos fornecidos pela estrutura ainda estão disponíveis.
Além disso, o sudo foi removido do sistema base e substituído pelo doas do OpenBSD. Você ainda pode instalar o sudo a partir do mports.
Lindev foi removido como um dispositivo.
O suporte Ryzen foi adicionado, incluindo uma correção para mover a página compartilhada para baixo em um para evitar interrupção, bem como suporte a novos chipsets para os chipsets AMD B350, X370 e X399.
Os novos recursos de hardware incluem suporte para os chipsets Intel de 8ª geração, teclados Corsair K70 LUX, vários dispositivos Wi-Fi, como os dispositivos Realtek USB 802.11n.
Drivers de rede Intel® atualizados para em, ix, igb, incluindo suporte para dispositivos Ice Lake e Cannon Lake e suporte a Intel® i219/i219 kaby lake. O suporte Wake on lan foi adicionado para chips Intel® i217, i218 e i219 e igb.
Agora existe suporte para placas de vídeo AMD mais antigas com KMS, como o 6450. O X.org também foi atualizado para acompanhar essa funcionalidade.
Ao experimentar esta funcionalidade, você pode querer mudar seu VT usando o seguinte comando: echo >> "kern.vty=vt" /boot/loader.conf
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o MidnightBSD 1.0
A imagem ISO do MidnightBSD 1.0 já pode ser baixada acessando a página de download do sistema.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux