Confira os detalhes do anúncio incrível/inédito de que o Microsoft Office 2021 inclui melhor suporte para arquivos do LibreOffice.
Estamos acostumados a ouvir que as versões mais recentes de nossos pacotes de escritório de código aberto favoritos vêm com melhor suporte para arquivos do Microsoft Office, mas o contrário?
Bem. Isso é um pouco menos comum, mas está acontecendo.
Microsoft Office 2021 inclui melhor suporte para arquivos do LibreOffice
O lançamento do Microsoft Office 2021 está previsto para 5 de outubro para os sistemas Windows e macOS.
Entre os (muitos) novos recursos dos quais a Microsoft está falando está o suporte do Office 2021 para o formato OpenDocument (ODF) 1.3.
Alfred Hellstern, da Microsoft, explica que:
“O formato ODF 1.3 (usando as extensões de arquivo .odt, .ods e .odp) é compatível com Word, Excel e PowerPoint junto com o formato Office Open XML (OOXML) (que usa extensões de arquivo .docx, .xlsx e .pptx).”
E ele ainda acrescenta que:
“Essa mudança significa que os aplicativos do Office agora serão salvos apenas no formato ODF 1.3. Arquivos ODF 1.2 e anteriores podem ser abertos, mas serão salvos como 1.3. Produtos que suportam apenas o formato 1.2, como versões mais antigas do Office, podem abrir um arquivo salvo no formato 1.3, mas não suportam os novos recursos quando salvos.”
Os formatos OpenDocument estão (finalmente) se tornando mais onipresentes na vida cotidiana – a Microsoft saindo de seu caminho para oferecer suporte às especificações mais recentes em seu mais recente pacote de escritório é uma prova disso.
Porque? Bem, não se trata apenas de milhões de desktops Ubuntu acessando o LibreOffice etc e tal. Embora as atividades do usuário doméstico sejam importantes, o aumento no uso de formatos de arquivo abertos em empresas, organizações e órgãos governamentais em todo o mundo é um fator.
Todos nós já ouvimos histórias de conselhos e municipalidades trocando os formatos de arquivos proprietários de código fechado (e caros) em favor de padrões abertos equivalentes mais baratos.
O melhor suporte para formatos de arquivo abertos no Office não apenas ajuda os usuários do Office, mas ajuda a garantir que aqueles que usam arquivos ODF não encontrem obstáculos no compartilhamento de arquivos com empresas ou organizações que dependem de produtos Microsoft.
O Office Home and Student 2021 custa a partir de US$ 149,99 (EUA) para macOS e Windows 10 e o Windows 11 recém-lançado. Inclui Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Microsoft Teams para PC e Mac.
O Office Home and Business 2021 custa a partir de US$ 249,99 (EUA) e inclui todos os itens acima, além do Outlook para PC e Mac e “o direito de usar os aplicativos para fins comerciais”.
Ambas as versões estão disponíveis para compra em todo o mundo a partir de 5 de outubro de 2021 diretamente da Microsoft e de outros varejistas online.
Diante desses valores, e do fato de que o LibreOffice é multiplataforma, fica fácil escolher qual opção usar, não é mesmo?