Microsoft liberou o código-fonte para MS-DOS 4.0

Ele foi lançado pela primeira vez em 1988, e agora, a Microsoft liberou o código-fonte para MS-DOS 4.0 sob a licença do MIT.

MS-DOS, ou Microsoft Disk Operating System (sistema operacional de disco), é um sistema operacional comprado (isso mesmo) pela Microsoft para ser usado na linha de computadores IBM PC.

Ele foi criado inicialmente como uma tentativa de criar um concorrente do estabelecido Sistema Operacional CP/M que rodasse no recém-lançado processador 8086 da Intel, como QDOS – Quick and Dirty Operating System pela empresa Seattle Computer Systems.

Uma década depois de lançar o código-fonte do MS-DOS 1.1 e MS-DOS 2.0, a Microsoft abriu o código-fonte de um sistema operacional (um pouco) mais recente: o MS-DOS 4.0.

Lançado pela primeira vez em 1988, agora você pode baixar o código-fonte no GitHub, onde foi compartilhado sob a licença MIT.

Microsoft liberou o código-fonte para MS-DOS 4.0

Microsoft liberou o código-fonte para MS-DOS 4.0 – MS-DOS 4.0 (via Connor “Starfrost” Hyde)

É claro que não há muitos motivos para realmente executar o MS-DOS em qualquer coisa que não seja um computador com décadas de idade neste momento, mas Scott Hanselman e Jeff Wilcox da Microsoft estão posicionando isso como um lançamento para fins educacionais: é uma forma de preservar um pouco de história do computador e permitir que pessoas interessadas em aprender sobre os primeiros dias da computação pessoal examinem o código.

Esta versão também é interessante porque não inclui apenas o MS-DOS 4.0, que estava amplamente disponível no final dos anos 1980, mas também código e documentação para uma versão inicial de “um ramo do DOS chamado Multitasking DOS que não viu um amplo lançamento”.

Esse código MT-DOS vem do ex-CTO da Microsoft, Ray Ozzie, que recentemente encontrou alguns disquetes com o código enquanto se correspondia com o pesquisador inglês Connor “Starfrost” Hyde, que está trabalhando na documentação da história do MT-DOS.

A Microsoft diz que é possível executar o software nesta versão “em um IBM PC XT original, um Pentium mais recente” ou com emuladores como PCem e 86box.

Sair da versão mobile