Na próxima atualização do WSA, a Microsoft levará o Android 12.1 para o Windows Subsystem for Android for Windows 11.
O Windows Subsystem for Android é um componente opcional do Windows 11 que permite executar aplicativos Android em um PC com Windows.
Basicamente, a Microsoft consegue isso instalando um sistema operacional Android completo em uma máquina virtual e configurando-o para que você possa iniciar e usar aplicativos Android quase como se fossem aplicativos nativos do Windows.
Quando o Windows Subsystem para Android foi lançado pela primeira vez em 2021, essa máquina virtual estava executando o Android 11.
Agora, a Microsoft começou a lançar uma nova versão do Windows Subsystem para Android para membros do programa Windows Insider e, desta vez, é baseado no Android 12.1 (também conhecido como Android 12L).
Microsoft levará o Android 12.1 para o Windows Subsystem for Android for Windows 11
A boa notícia é que isso significa que os aplicativos Android que dependem de APIs Android mais recentes devem poder ser executados.
Alguns recursos do Android 12, como notificações visíveis que informam quando um aplicativo Android está usando o microfone ou a localização do seu dispositivo, também estão incluídos – você verá esses ícones na barra de tarefas do Windows.
A notícia menos boa é que esta é uma versão inicial destinada a testadores beta, e existem alguns bugs conhecidos – alguns aplicativos que funcionavam em versões anteriores do Windows Subsystem for Android (WSA) podem não funcionar mais corretamente e pode haver instabilidade quando imprimir a partir de um aplicativo Android ou ao tentar usar um aplicativo Android para interagir com uma câmera em um PC com processador ARM.
Além de migrar para o Android 12.1, a versão mais recente do WSA traz:
- A Rede Avançada permite que você se conecte a outros dispositivos na mesma rede do seu PC Windows para fazer coisas como reproduzir música em um alto-falante conectado ou usar uma câmera de segurança ou outros dispositivos domésticos inteligentes.
- Um aplicativo de configurações redesenhado significa que a interface do usuário foi limpa, os grupos de configurações foram ajustados e você pode visualizar os dados de diagnóstico coletados pelo WSA.
- Coleta de dados de diagnóstico: agora está desabilitada por padrão.
- As melhorias no aplicativo da câmera significam que a orientação da câmera deve ser aplicada corretamente e você deve ver menos bugs com visualizações de câmera e captura de imagem.
- As melhorias no dispositivo de entrada incluem melhor suporte para rodas de rolagem e teclado integrado.
- A decodificação de vídeo de hardware para VP8 e VP9 agora é suportada.
- O Chromium WebView foi atualizado para a versão 100.
A Microsoft diz que os usuários também devem ver “estabilidade geral, desempenho e confiabilidade aprimorados”, além de alguns problemas conhecidos.
Até agora, a nova versão do WSA está disponível apenas para Windows Insiders executando compilações de visualização do Dev Channel do Windows 11 build 22621 ou posterior, mas eu gostaria que a atualização eventualmente chegasse ao canal beta, canal de visualização de lançamento e, finalmente, estável compilações do Windows 11.