Anunciado recentemente, a Microsoft lançou uma prévia do Sudo para Windows para oferecer privilégios escalonados na linha de comando.
A Microsoft está trazendo outro recurso do Linux para o Windows, embora seja um recurso opcional voltado para usuários avançados.
Sudo para Windows é uma ferramenta de linha de comando que funciona de maneira muito parecida com sua contraparte Linux, permitindo aos usuários executar comandos que requerem permissões elevadas caso a caso.
Em outras palavras, você não precisa clicar com o botão direito e escolher “executar como administrador” ou abrir um prompt de comando com privilégios de administrador.
Você pode abrir um prompt de comando normal ou janelas de terminal e digitar “sudo” no início de qualquer comando que precise de privilégios escalonados.
Sudo para Windows não funciona exatamente como a versão Linux. Em vez de solicitar uma senha, por exemplo, o Sudo para Windows exibirá a caixa de diálogo pop-up Controle de conta de usuário do Windows solicitando sua confirmação antes de executar as tarefas.
Também é um recurso totalmente opcional que precisa ser habilitado.
O Sudo para Windows está atualmente disponível para membros do programa Windows Insider que executam a versão de visualização do Windows 11 26052.
Microsoft lançou uma prévia do Sudo para Windows
Se for você, pode abrir as Configurações do Windows, navegar até a área Sistema> Para desenvolvedores e, em seguida, alternar para “Ativar sudo”.
Os Windows Insiders também podem ativar o recurso abrindo um prompt de comando e digitando:
sudo config --enable <opção_de_configuração>
As opções de configuração incluem “normal”, “forceNewWindow” ou “disableInput:”
- O modo normal ou “inline” permitirá que você execute comandos elevados na mesma janela onde você os digita.
- forceNewWindow faz o que diz na lata: o comando abrirá uma nova janela de terminal elevada onde a tarefa será executada.
- disableInput também permite que comandos elevados sejam executados na mesma janela, mas nenhuma entrada adicional do usuário é aceita em um nível elevado. Portanto, se você estiver executando uma tarefa que requer informações adicionais, esta pode não ser a melhor opção.
A Microsoft tornou o Sudo para Windows um projeto de código aberto: há um repositório GitHub para o projeto.
Lembre-se de que, se você não for membro do programa Windows Insider, ainda não poderá usar esse recurso. Mas provavelmente chegará a uma versão estável do Windows no futuro.
Enquanto isso, o Sudo para Windows não é a primeira implementação do sudo de código aberto para o sistema operacional de desktop da Microsoft.
O gsudo do desenvolvedor Gerardo Grignoli existe há anos e, embora não esteja tão integrado às configurações do sistema operacional quanto a implementação da Microsoft, a Microsoft observa que o gsudo tem “funcionalidades adicionais que o Sudo para Windows não oferece” e mais opções de configuração.
Por isso, a empresa recomenda que os usuários que procuram mais recursos dêem uma olhada.