A Microsoft informou que lançou o Windows Subsystem for Linux 2 com melhorias de desempenho. Confira as novidades desse lançamento.
O Windows Subsystem for Linux (Subsistema Windows para Linux), ou simplesmente WSL, é o nome dado a um módulo do sistema operacional Windows 10 que permite executar uma distribuição Linux dentro do Windows.
O propósito por trás desse software é disponibilizar aos usuários um ambiente Linux compatível no sistema da Microsoft, para que estes possam executar programas nativos dos sistemas GNU/Linux dentro do próprio Windows, sem a necessidade de usar emuladores ou máquinas virtuais.
Microsoft lançou o Windows Subsystem for Linux 2
A Microsoft anunciou a segunda versão do Windows Subsystem for Linux, a já conhecida plataforma da empresa que permite aos usuários executar o Linux no Windows 10.
Simplesmente chamada de Windows Subsystem for Linux 2, ou WSL 2, esta nova versão vem com um aumento substancial no desempenho do sistema de arquivos e compatibilidade total com as chamadas do sistema.
Em um post no blog detalhando os ajustes que a empresa deu à WSL com este novo lançamento, a Microsoft explicou que o WSL 2 é baseado principalmente em feedback, atendendo as principais solicitações, como mais aplicativos trabalhando dentro da WSL.
“O WSL 2 é uma nova versão da arquitetura que alimenta o Windows Subsystem para Linux para executar binários ELF64 Linux no Windows. Essa nova arquitetura muda a maneira como esses binários do Linux interagem com o Windows e com o hardware do seu computador, mas ainda fornece a mesma experiência do usuário que no WSL 1 (a versão atual amplamente disponível).”
- Como instalar o cliente GOG Minigalaxy no Linux via Flatpak
- Instale a última versão do RDesktop no Ubuntu e derivados
- Como instalar o Playonlinux no Linux manualmente
- Como instalar Wine no Debian e derivados
Os usuários poderão executar distros do Linux no WSL 1 ou no WSL 2 e, assim como antes, podem atualizá-los ou rebaixá-los em qualquer versão.
Mas o mais importante é que as distribuições WSL 1 e WSL 2 poderão ser executadas lado a lado.
A Microsoft diz que o WSL 2 vem com grandes melhorias em termos de desempenho, com testes iniciais mostrando que ele pode descompactar um tarball compactado 20 vezes mais rápido que o WSL 1.
Além disso, para comandos como git clone, npm install e cmake, o WSL 2 pode ser ativado a 5 vezes mais rápido que seu antecessor.
O WSL 2 integra um kernel Linux real no Windows para compatibilidade total com as chamadas do sistema, e a Microsoft diz que lançará atualizações via Windows Update. O WSL 2 será lançado com o kernel Linux versão 4.19.
Para mais detalhes sobre essa novidade, leia esse outro artigo:
Microsoft lançará um kernel Linux completo para o Windows 10
“Agora que o WSL 2 inclui seu próprio kernel Linux, ele tem compatibilidade total com as chamadas do sistema. Isso introduz um novo conjunto de aplicativos que você pode executar dentro do WSL. Alguns exemplos interessantes são a versão para Linux do Docker, assim como o FUSE!”
A WSL 2 ficará disponível para testes até o final de junho para usuários inscritos no programa Windows Insider.
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o editor de mapas mentais Heimer no Linux via Snap
- Ubuntu Touch OTA-9 lançado com melhorias de estabilidade
- Navegador Vivaldi 2.5 lançado com a integração Razer Chroma
- Como instalar o app de escaneamento VueScan no Linux via Flatpak
- KDE Plasma 5.15.5 lançado e marca o fim da vida da série 5.15