Para aumentar ainda mais sua base de usuários Linux no Windows, a Microsoft lançou aceleração de vídeo GPU D3D12 para uso no WSL.
A Microsoft tem trabalhado na aceleração de vídeo Direct3D para Mesa, obtendo VA-API mapeada sobre APIs de vídeo Direct3D 12, efeitos baseados em mecanismos de vídeo e outras capacitações relacionadas ao suporte a vídeo Direct3D 12.
E, agora, a Microsoft lançou oficialmente o suporte de aceleração de vídeo Direct3D 12 GPU agora para usuários do Windows Subsystem for Linux (WSL).
Microsoft lançou aceleração de vídeo GPU D3D12 para uso no WSL
Seguindo o trabalho de engenharia da Microsoft para permitir a aceleração de GPU com APIs OpenGL, OpenCL e Vulkan no Linux com WSL, eles agora estão prontos com suporte oficial para aceleração de vídeo.
Este trabalho que foi desenvolvido no Mesa para oferecer suporte ao direcionamento Direct3D 12 permite que aplicativos multimídia nativos do Linux, como GStreamer, direcionados para VA-API, sejam executados no subsistema Windows para Linux 2 enquanto desfrutam da codificação/decodificação de vídeo acelerada por GPU.
Este suporte emparelhado com as atualizações mais recentes do Microsoft Windows WSL requer o Mesa 22.2~22.3, dependendo dos recursos VA-API específicos.
Mas, para encurtar a história, se estiver executando uma pilha muito atualizada, agora você pode aproveitar o codificador/decodificador de vídeo acelerado no WSL que, por sua vez, está sendo executado nos drivers Direct3D 12 no host do Windows para aceleração de GPU.
A integração VA-API foi testada pela Microsoft com FFmpeg, GStreamer e outros softwares proeminentes e amostras de teste de vídeo.
Para mais detalhes do engenheiro da Microsoft Sil Vilerino você pode ver acessando o Windows Command Line Blog.