E a Microsoft lançou a plataforma Copilot + PC, formada por PCs Windows com chips Qualcomm Snapdragon X. Confira os detalhes.
Os primeiros PCs Windows com chips Qualcomm Snapdragon X estão a caminho, e a Microsoft diz que eles serão os primeiros de uma nova linha de Copilot + PCs capazes de suportar uma versão de próxima geração do Windows 11 com vários novos recursos importantes.
Os primeiros modelos estão em pré-encomenda hoje por US$ 999 ou mais e devem estar disponíveis a partir de 18 de junho de 2024.
Microsoft lançou a plataforma Copilot+ PC
Embora grande parte do anúncio de hoje seja que a Microsoft os está posicionando como os primeiros computadores da marca Copilot + que oferecerão suporte aos recursos aprimorados de IA da empresa para Windows 11, há outra atualização importante que pode finalmente colocar os processadores baseados em ARM da Qualcomm em igualdade de condições com Processadores Intel e AMD: melhor suporte para execução de aplicativos x86 legados em computadores com chips ARM.
A Microsoft afirma que os Copilot + PCs oferecerão bateria de longa duração e, ao mesmo tempo, melhor desempenho do que um MacBook Air com chip M3. E darão suporte a uma série de novas experiências de IA.
Copiloto + hardware para PC
Resumindo, a Microsoft afirma que um Copilot + PC precisa atender aos seguintes requisitos:
- 16 GB de RAM ou mais
- 256 GB de armazenamento em estado sólido ou mais
- NPU integrada com mais de 40 TOPS de desempenho de IA
Todos os principais fabricantes de PCs fizeram parceria com a Microsoft para fornecer Copilot+ PCs, e os primeiros computadores a atender a essas especificações serão todos equipados com os novos processadores Snapdragon X Plus ou Snapdragon X Elite da Qualcomm.
Mas durante o anúncio da Microsoft, a empresa teve o cuidado de incluir comentários da Intel e da AMD, observando que apoiam totalmente a iniciativa Copilot+, sugerindo que veremos Copilot + PCs com chips dessas empresas no futuro.
Mas começar com chips Snapdragon significa que, além de um NPU de alto desempenho, os novos sistemas também terão processadores energeticamente eficientes com forte desempenho de CPU de núcleo único e multinúcleo e também uma GPU integrada de alto desempenho.
E embora o desempenho provavelmente seja melhor para aplicativos compilados para rodar nativamente em chips baseados em ARM (incluindo Chrome, Photoshop e Spotify), a Microsoft diz que construiu uma nova ferramenta de emulação chamada Prism que funciona como o Rosetta 2 da Apple, permitindo aplicativos x86 para funcionar de forma rápida e eficiente em sistemas com processadores Snapdragon X.
A Microsoft diz que você pode esperar até 18 horas de duração da bateria enquanto navega na web ou até 22 horas de duração da bateria durante a reprodução de vídeo offline de um Copilot + PC.
E a empresa afirma esperar que os sistemas com esses novos chips ofereçam desempenho máximo 23% mais rápido do que um Apple MacBook Air com processador M3, ou desempenho sustentado 58% mais rápido.
Tenha em mente que a Microsoft não especificou qual chip Snapdragon oferece esses resultados ou quais benchmarks ele estava executando. Portanto, aceite essas promessas com cautela.
Software Copilot+ para PC
Então, para que exatamente você deve usar aquele NPU novinho em folha em um Copilot+ PC?
A Microsoft apresentou vários exemplos, mas, em poucas palavras, a empresa está construindo mais de 40 modelos de IA no Windows 11, permitindo suporte para recursos aprimorados de IA em uma ampla gama de atividades, muitas das quais aproveitarão o hardware do seu computador para processamento no dispositivo (o que significa que nada precisa ser enviado para a nuvem, ajudando a acelerar as coisas e potencialmente resolvendo algumas questões de privacidade e segurança).
Por exemplo, há um novo recurso CoCreator que permitirá que você faça algumas das coisas que esperamos dos serviços de IA baseados em nuvem, incluindo a geração de imagens a partir de prompts baseados em texto.
Mas aqui estão algumas outras coisas que a Microsoft apresentou durante seu evento de lançamento:
- Lembre-se : anteriormente conhecido pelo codinome AI Explorer , esse recurso permite que o Windows acompanhe praticamente tudo o que você faz no seu computador, o que significa que você não precisa fazer anotações, lembrar qual página da web você estava visitando, qual aplicativo estava usando , etc. Por exemplo, você pode usar prompts baseados em texto para pedir para ver todos os vestidos azuis que você estava olhando ao considerar uma compra. Ele pode encontrar resultados da web, Pinterest, etc. E pode encontrar mensagens, independentemente do aplicativo de bate-papo que você estava usando para diferentes conversas. Há também um recurso de linha do tempo que permite percorrer seu histórico.
- Fotos do Windows : Os Copilot+ PCs podem aprimorar suas fotos antigas para criar imagens de alta resolução.
- Jogos : Ao aproveitar o NPU, o Copilot pode ajudá-lo, fornecendo dicas enquanto você joga, sem afetar os recursos da GPU. Ele verá onde você está no jogo e oferecerá sugestões baseadas no contexto.
- Legendas ao vivo : uma versão atualizada desse recurso pode ajudar a fornecer legendas para vídeo ou videochamadas em tempo real e até oferecer tradução entre mais de 40 idiomas.
- Efeitos de estúdio : A Microsoft já oferece desfoque de fundo aprimorado, correção ocular, redução de ruído e enquadramento automático para PCs com os mais recentes processadores Intel e AMD com NPUs. Copilot+ adicionará ainda mais recursos, incluindo filtros adicionais.
- Aplicativos de terceiros : os NPUs também podem ser aproveitados para software de terceiros, como Adobe Photoshop e DaVinci Resolve, para renderização mais rápida e eficiente ou efeitos de imagem e vídeo, como correção de cores ou remoção de fundo.
Lembre-se, especificamente, de que poderia ser um pesadelo de privacidade se seus dados fossem enviados para a nuvem para processamento.
Mas a Microsoft diz que está comprometida com a “IA responsável”. Além de aproveitar o NPU para processamento local, a empresa promete que seus dados não serão usados para treinar modelos de IA e que os usuários poderão excluir aplicativos do Recall e/ou excluir conteúdo específico.
Dito isso, os Copilot+ PCs poderão acessar os serviços de nuvem Azure da Microsoft para algumas tarefas que podem não ser possíveis usando apenas o hardware do dispositivo.
E a Microsoft está sendo um pouco vaga sobre quais dos novos recursos anunciados serão executados inteiramente localmente e quais exigirão a transferência de algum processamento para a nuvem.