Conheça o Microsoft Intelligent Speaker, um recurso que pode gerar transcrições em tempo real com os nomes dos oradores durante as reuniões do Teams.
A Videoconferência é uma tecnologia que permite o contacto visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes, dando a sensação de que os interlocutores encontram-se no mesmo local. Ela permite não só a comunicação entre um grupo, mas também a comunicação pessoa-a-pessoa.
E no último ano, a pandemia criou o cenário ideal para o aumento do uso de videoconferência, uma tecnologia que já existe há bastante tempo, mas que ainda não tinha atingido seu apogeu.
Os ganhos da Zoom podem ter excedido todas as expectativas em 2020, conforme milhões de pessoas recorreram à videoconferência durante a pandemia. Mas o Zoom não é o único jogador nesse cenário, e as reuniões de um dia não serão inteiramente virtuais.
Acontece que a Microsoft está exibindo um novo sistema de alto-falante inteligente projetado para uso em reuniões híbridas do Microsoft Teams onde algumas pessoas estão na sala.
Microsoft Intelligent Speaker pode gerar transcrições em tempo real
Esses alto-falantes não apenas captam várias vozes em uma sala de conferências, mas também usam inteligência artificial para criar transcrições em tempo real.
Ele pode até diferenciar até 10 vozes diferentes e adicionar os nomes dos participantes à transcrição para que você saiba quem disse o quê.
A Microsoft diz que disponibilizará seus alto-falantes inteligentes em visualização privada no final de 2021.
O alto-falante tem um conjunto de 7 microfones para detectar vozes e usa reconhecimento de voz para fornecer legendas em tempo real para reuniões e transcrições que podem ser vistas mais tarde.
Embora as transcrições possam ajudar a criar um registro de reuniões pessoais ou virtuais, alguns recursos são claramente voltados para pessoas que acompanham em tempo real por meio de uma tela de computador.
Por exemplo, há suporte para legendas em tempo real, e o The Verge relata que os palestrantes também oferecem suporte à tradução, permitindo que participantes remotos acompanhem a reunião em seu próprio idioma.