Após 30 anos de estrada, a Microsoft encerrou o suporte para o Internet Explorer e está aposentando de vez seu navegador mais antigo.
Lançado inicialmente como parte do pacote de complementos Plus! para Windows 95 no mesmo ano, o Internet Explorer foi uma série de navegadores web gráficos desenvolvidos pela Microsoft e inclusos como parte da linha de sistemas operacionais Microsoft Windows, iniciado em 1995.
Apesar da piada diz que a única coisa para a qual o Internet Explorer era bom era baixar um navegador de terceiros, o primeiro navegador da Microsoft foi empacotado com o Windows por quase duas décadas, tornando-o o navegador de fato para milhões de usuários.
Agora, a Microsoft está aposentando o Internet Explorer, sugerindo que os usuários mudem para o navegador Edge mais recente da empresa (embora o Firefox, Chrome, Opera, Vivaldi, Brave e outras opções existam claramente).
Microsoft encerrou o suporte para o Internet Explorer
É claro que o Internet Explorer teve um grande impacto no desenvolvimento da Web desde que a primeira versão do navegador foi lançada em 1995, e muitos sites mais antigos ainda exigem o Internet Explorer para a funcionalidade adequada.
Então, a Microsoft criou um modo IE em seu navegador Edge e planeja continuar suportando esse recurso até pelo menos 2029.
O que acontece depois disso provavelmente dependerá de quantas pessoas ainda estão usando o modo IE naquele momento.
Então, como é a aposentadoria do Internet Explorer? A Microsoft diz que nos próximos meses:
- Os usuários que abrirem o Internet Explorer em um computador que o tenha instalado serão redirecionados para o Edge com o modo IE.
- Clicar no ícone do IE no menu Iniciar, na barra de tarefas ou na área de trabalho abrirá o Edge no modo IE.
- Eventualmente, a Microsoft lançará um Windows Update que desativa permanentemente o Internet Explorer e remove todos os ícones do IE do seu dispositivo.
A Microsoft observa que marcadores, senhas e configurações serão migrados automaticamente do IE para o Edge e, se você visitar um site que não seja compatível com o Edge, poderá pressionar um botão “Recarregar no modo IE” na barra de ferramentas do Edge.
Dito isso, a Microsoft reconhece que pode haver alguns “ambientes críticos” onde o Internet Explorer ainda é exigido por clientes empresariais e empresariais. Portanto, a empresa continuará a oferecer suporte ao IE em vários ambientes, incluindo:
- Windows 10 LTSC
- Servidor Windows (todas as versões)
- Edição do governo chinês do Windows 10
- Windows 8.1 com atualizações de segurança estendidas
- Windows 7 com atualizações de segurança estendidas
A Microsoft diz que continuará a oferecer suporte ao IE nesses sistemas até que os próprios sistemas operacionais não sejam mais suportados.
Outra coisa a ter em mente é que o Windows 11 nunca deu suporte ao Internet Explorer, portanto, tudo mencionado acima se aplica apenas ao Windows 10 e versões anteriores.
Felizmente, os usuários de Linux tem um boa variedade de navegadores (incuindo o Edge, o sucessor do IE) e não vão sentir a menor falta do Internet Explorer.