Microsoft encerrou o suporte estendido para Windows 7 e 8.1

Depois de prolongar a vida do sistema nos meios corporativos e educacionais, a Microsoft encerrou o suporte estendido para Windows 7 e 8.1.

Já se passaram três anos desde que a Microsoft encerrou o suporte principal para o Windows 7, mas a Microsoft permitiu que clientes corporativos e educacionais que desejassem continuar usando o sistema operacional pagassem por até três anos de atualizações de segurança estendidas.

Agora o tempo acabou – a Microsoft encerrou o suporte estendido de segurança para o Windows 7, bem como para o Windows 8.1.

Microsoft encerrou o suporte estendido para Windows 7 e 8.1

Microsoft encerrou o suporte estendido para Windows 7 e 8.1
Microsoft encerrou o suporte estendido para Windows 7 e 8.1

Sim. A Microsoft encerrou o suporte estendido para Windows 7 e 8.1. Isso significa que, embora você ainda possa usar qualquer um dos sistemas operacionais, pode estar colocando seus dados em risco, pois a Microsoft não fará mais correções de bugs, atualizações de segurança ou outros patches.

O Windows 7 teve uma boa execução. O sistema operacional foi lançado pela primeira vez em 2009 e foi uma lufada de ar fresco depois do Windows Vista.

Ao contrário do Vista, que era repleto de efeitos visuais com uso intensivo de recursos, o Windows 7 foi projetado para rodar bem em laptops econômicos, bem como em computadores de mesa de última geração. E era muito menos sujeito a acidentes.

A Microsoft mudou radicalmente de marcha com o Windows 8, tentando tornar o sistema operacional touchscreen e compatível com tablets, com a introdução de uma nova tela inicial em tela cheia, uma nova linguagem de design “Metro” para aplicativos touchscreen e um Windows integrado Loja de aplicativos da loja.

Não era particularmente popular, o que é uma das razões pelas quais muitos usuários ficaram com o Windows 7 pelo maior tempo possível.

Embora as correções de curso da Microsoft com o Windows 10 foram as corretas, sei que algumas pessoas não estão muito felizes com algumas das decisões de design no Windows 11, que sem dúvida fazem o sistema operacional de desktop parecer um pouco mais com um sistema operacional móvel.

Mas, neste ponto, é cada vez mais inseguro ficar com o Windows 7.

Se você comprou um novo computador com Windows nos últimos oito anos, isso provavelmente não é um grande problema, pois provavelmente é fornecido com o Windows 10 ou Windows 11.

Mas se você tiver um laptop ou computador de mesa mais antigo executando o Windows 7 ou Windows 8.1, você pode querer considerar:

  • Atualizando para uma versão mais recente do Windows.
  • Mudando para uma distribuição GNU/Linux ou outro sistema operacional que ainda é suportado.
  • Continue usando seu computador, mas desconecte-o da internet.

Você também pode teoricamente continuar usando seu computador com software antivírus e/ou firewall de terceiros, mas não há garantia de que isso o protegerá contra todas as vulnerabilidades futuras.

Se você decidir ficar com uma versão mais antiga do Windows, eles provavelmente se tornarão menos úteis com o tempo.

Os navegadores Microsoft Edge e Google Chrome estão encerrando o suporte para Windows 7 e Windows 8.1, o que significa que eles também não receberão mais atualizações de segurança ou novos recursos.

Por fim, você deve estar se perguntando o que uma notícia de indows está fazendo aqui em um site voltado para usuários de Linux? Bem. Esse artigo é um convite para você experimentar o Linux.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.