Em uma recente sessão de perguntas e respostas a gigante respondeu a pergunta que não quer calar: quando sai o Microsoft Edge para Linux? Ainda não? Veja como foi.
A Microsoft anunciou no final de 2018 que mudaria o navegador Edge para o mecanismo Chromium, o mesmo que está sendo usado pelo Google Chrome.
Essa decisão tecnicamente permite que a Microsoft converta o Microsoft Edge de um navegador exclusivo do Windows 10 para um aplicativo de plataforma cruzada.
A empresa já confirmou que o Microsoft Edge será lançado além do Windows 10, e as versões de pré-visualização existentes também permitem que o navegador seja instalado no macOS.
A migração para o Chromium permitiria tecnicamente que a empresa também trouxesse o Edge para o Linux e, devido aos seus esforços para se envolver mais com o mundo do código aberto, esse lançamento não seria surpreendente.
A Microsoft reiterou seu desejo de trazer o navegador Edge (baseado no Chromium) para os desktops com Linux, descrevendo a tarefa como ‘algo que gostaríamos de fazer’.
“Não temos bloqueadores técnicos para nos impedir de criar binários do Linux, e é definitivamente algo que gostaríamos de fazer.”
Mas, ao mesmo tempo, a gigante de tecnologia também confirma que não há planos atuais para produzir versões do Edge para Linux. Ou melhor, não há planos para fazer isso ainda.
Como assim Aderbal?
A Microsoft falou sobre as chances de trazer o navegador Edge para o Linux antes, descrevendo o esforço como algo que eles querem fazer ‘eventualmente’.
Mas desta vez eles foram um pouco mais longe, expressando um pouco mais de entusiasmo do que antes.
E isso faz com que a notícia seja boa?
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
Microsoft Edge para Linux? Ainda não, segundo a própria empresa
A equipe por trás do Microsoft Edge recentemente realizou uma sessão ‘ask me anything’ (pergunte-me qualquer coisa) (AMA) no Reddit. Estes são sempre um movimento arriscado porque, bem, sabe como é a internet.
Durante a sessão de perguntas e respostas, um fã da turma do pinguins perguntou à equipe se havia planos para levar o Microsoft Edge para o Linux.
E a resposta foi:
“Não temos nenhum bloqueador técnico para nos impedir de criar binários do Linux, e é definitivamente algo que gostaríamos de fazer no futuro. Dito isto, ainda há trabalho para torná-los ‘prontos para o cliente’ (instalador, atualizadores, sincronização de usuários, correções de bugs, etc.) e algo que temos o orgulho de lhe dar, então não estamos prontos para nos comprometer com a tarefa ainda.’
Estranhamente, eles também acrescentam que ‘amam’ ouvir os usuários do Linux perguntarem sobre as versões Linux do Edge. Validação, talvez?
Para que ninguém fique muito empolgado (ou com raiva) com a ideia de haver um navegador da Microsoft rodando no desktop Linux, a equipe do Edge afirma que está cheio de trabalho apenas com as plataformas Windows e macOS:
“Estamos super focados em trazer versões estáveis do Edge primeiro para outras versões do Windows (e também do macOS) e, em seguida, lançamos nossos canais Beta”
Apesar da boa vontade em falar sobre o produto, seria interessante que a resposta fosse clara, não é? Um sim ou não sempre são mais fáceis de entender do que um ‘talvez amanhã’ sem um prazo.
E você? o que acha? deixe sua opinião nos comentários!
O Microsoft Edge para Windows 10 e o macOS estão atualmente disponíveis como compilações de visualização enviadas pelos canais Dev e Canary.
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o jogo Codename-LT no Linux via Snap
- Como instalar o Pop Theme no Ubuntu e derivados
- Como instalar o jogo PokerTH no Ubuntu e derivados
- Microsoft Edge para Linux? Ainda não, segundo a própria empresa
- Chrome 76 Beta traz a consulta de mídia no modo escuro e outras melhorias