Para matar o seu antigo navegador, a Microsoft desativou permanentemente o Internet Explorer em sistemas em que ele ainda estava instalado.
A Microsoft retirou oficialmente o Internet Explorer 11 no ano passado, encerrando o suporte para a versão final do navegador original da empresa.
Mas agora a empresa deu um passo adiante e “desativou permanentemente” o navegador em muitos sistemas Windows 10 que ainda o tinham instalado.
Microsoft desativou permanentemente o Internet Explorer
No passado ele foi o navegador mais usado da Internet, mas agora, é apenas uma lembrança dessa época, e um peso para a Microsoft, que teve de atualizá-lo por muito tempo.
Agora, uma atualização na documentação da Microsoft para o plano de aposentadoria do IE11 indica que esta atualização está sendo lançada por meio de uma atualização para o Microsoft Edge, o navegador atual da empresa.
Qualquer pessoa que tentar iniciar o Internet Explorer depois de receber a atualização será redirecionada para o Edge, e a Microsoft diz que “os usuários não poderão reverter a alteração”.
A mudança faz sentido do ponto de vista da Microsoft. A empresa não estava mais fornecendo atualizações de recursos ou segurança para o Internet Explorer, o que significa que continuar a usar o navegador poderia colocar os usuários em risco de vulnerabilidades não corrigidas.
Mas também é provável que represente problemas para indivíduos e empresas que dependem de aplicativos e serviços herdados projetados para o Internet Explorer. e como ele não está mais sendo atualizado, esse navegador se tornou um problema de segurança.
De qualquer forma, a nova mudança provavelmente não afetará muitas pessoas. A participação de mercado do Internet Explorer vem diminuindo há anos, e a Microsoft nunca incluiu o navegador no Windows 11.
Portanto, a maioria das pessoas que comprou um novo computador com Windows no ano passado e mudou provavelmente não tem o navegador instalado.