Microsoft anunciou um emulador Android para o Surface Duo! What?

Microsoft anunciou um emulador Android para o Surface Duo para dar ao desenvolvedor os recursos para criar aplicativos no Tablet.

Recentemente, a Microsoft anunciou um emulador para o Surface Duo. Em uma publicação no blog, a empresa descreveu como os desenvolvedores podem usá-lo para criar aplicativos para o próximo dispositivo de tela dupla que pode “encantar as pessoas de uma maneira nova e inovadora”.

Microsoft anunciou um emulador Android para o Surface Duo
Microsoft anunciou um emulador Android para o Surface Duo

Microsoft anunciou um emulador Android para o Surface Duo! What?

E depois de assistir a vídeos de demonstração do emulador e a um vídeo sobreposto a um Surface Duo real, não dá para deixar de concordar com a Microsoft. O emulador do Surface Duo definitivamente é ótimo e nos dá uma espiada esperançosa no futuro do Android no Surface Duo.

Aqui está o porquê.

O Microsoft Launcher parece bonito e funciona com mais fluência em uma situação de tela dupla.

Já sabemos que o Microsoft Launcher irá alimentar o Surface Duo. Uma versão de pré-visualização para telefones Android padrão forneceu uma visão do que as coisas poderiam moldar.

No entanto, esse novo emulador é a primeira vez que vimos o Microsoft Launcher e a interface geral do usuário do Surface Duo em ação em uma configuração de tela dupla simulada. Comparado ao que a Samsung fez com sua One UI no Galaxy Fold, é absolutamente fluente e bonita.

Nos vídeos de demonstração, podemos ver a tela Atividade do Microsoft Launcher redesenhada à esquerda e a tela inicial padrão na tela direita. É limpo e a interface do cartão faz muito sentido e pode ajudar a aumentar sua produtividade em um grande dispositivo de tela dupla.

O feed de atividades fornece informações rapidamente, e você ainda pode ver e acessar a tela inicial do Android à direita. O gerenciador de tarefas do Android também aparece apenas em uma tela e permite escolher mais aplicativos conforme necessário – e arrastar a tela conforme necessário.

A animação para descartar o próprio Activity Feed também é limpa, e a tela inicial do Android “desliza” um pouco, de maneira eficiente. Você ainda tem acesso a até 6 aplicativos no “encaixe” (São três em cada tela quando estendidos para tela dupla e todos os seis em uma tela quando multitarefa).

Eu nunca vi nada tão bonito e bonito antes, e Acredito que há muita esperança aqui para o Surface Duo ser usado como um dispositivo ou tablet de produtividade.

Ainda mais, o Microsoft Launcher neste emulador é consistente com o que vimos no Android 10. O alternador de aplicativos no estilo de cartão do Android nunca fez tanto sentido.

Ele fornece uma visão “live” do aplicativo como foi pausado pela última vez, independentemente de qual das duas telas está aberta. Isso também tem o potencial de ajudar a aumentar sua produtividade, pois você pode ver todos os aplicativos como você o deixou durante a troca.

Outro ponto a ser observado neste emulador é a maneira como os aplicativos Stock Android funcionariam no Surface Duo. Embora a Google Play Store não apareça (e não seja compatível) neste emulador, sabemos que a Microsoft está incentivando os desenvolvedores a codificar aplicativos para o formato de tela dupla.

Os aplicativos podem se estender para o modo “tela estendida”, “duas páginas”, “dupla” e “painel complementar”. Embora, como vemos, a visualização em tela única seja o padrão.


A Microsoft obviamente pensou muito nisso, e é absolutamente bonito. Por exemplo, na marca de 1 minuto no vídeo acima, vemos pela primeira vez fora de um vídeo promocional como um aplicativo Stock Android pode ser estendido nas duas telas.

Ele fica na parte intermediária do dispositivo e é “aberto” como um livro, dando acesso a ele nas telas esquerda e direita. Também há uma animação interessante para isso.

No vídeo de Neowin, até vemos como os aplicativos podem ser “empilhados” lado a lado. É um pequeno toque, mas é realmente delicioso, para dizer o mínimo.

Sabe-se que o design dos aplicativos para Android é muito ruim em tablets de tela grande e até no Chrome OS, mas a Microsoft está mudando isso.

A empresa está mostrando aos desenvolvedores como seus aplicativos padrão podem ser úteis para multitarefas em uma tela dupla e até na tela maior do tablet.

Como esses vídeos mostram apenas um SDK e um emulador, há muitas coisas que podem mudar.

Alguns aplicativos no SDK e no emulador não são iniciados lado a lado e há limites. No entanto, a Microsoft parece ter aprendido sua lição com o Windows Phone.

A Microsoft está lançando um telefone Android, que suporta milhões de aplicativos. Também está incentivando os desenvolvedores a oferecer suporte a primitivas SS para layouts de tela dupla, a API de enumeração de segmentos de janelas JavaScript e até mesmo ajudando a tornar os PWAs compatíveis com dispositivos de tela dupla.

A empresa significa negócios e deseja trabalhar com desenvolvedores e ajudá-los a integrar a parte de tela dupla, e é ótimo.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 229

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.