Microsoft anunciou que também terá PCs Copilot+ com chips Intel

Não, não será apenas processadores da série Snapdragon X da Qualcomm, pois a Microsoft anunciou que também terá PCs Copilot+ com chips Intel.

Os primeiros PCs com suporte à nova experiência Copilot+ da Microsoft podem ser todos equipados com processadores da série Snapdragon X da Qualcomm. Mas a Microsoft anunciou que também está fazendo parceria com a Intel e a AMD.

E agora sabemos quando esperar alguns dos primeiros PCs Copilot+ com tecnologia Intel.

Microsoft anunciou que também terá PCs Copilot+ com chips Intel

Microsoft anunciou que também terá PCs Copilot+ com chips Intel

A Intel afirma que lançará sua linha de processadores Lunar Lake durante o terceiro trimestre de 2024, o que significa que os PCs com chips de próxima geração poderão chegar às ruas a tempo para as festas de fim de ano.

E graças a um NPU de próxima geração, pelo menos alguns desses sistemas atenderão aos requisitos mínimos de sistema da Microsoft para PCs Copilot+.

Como atualização, a Microsoft afirma que para se qualificar como um sistema Copilot+, um computador precisa ter:

  • 16 GB de RAM ou mais
  • 256 GB de armazenamento em estado sólido ou mais
  • NPU integrada com mais de 40 TOPS de desempenho de IA

Os chips Snapdragon X da Qualcomm têm um NPU que oferece 45 TOPS de desempenho, então por que a Microsoft definiu a bancada abaixo disso? Provavelmente porque a Intel afirma que os processadores Lunar Lake suportarão “mais de 40 operações NPU tera por segundo (TOPS)”.

A empresa aparentemente sabe que isso não parece muito impressionante, então a Intel também está observando que seus chips de próxima geração terão gráficos integrados que podem oferecer “mais de 60 TOPS de GPU”, para um total de “mais de 100 TOPS de plataforma”.

Mas, como a Microsoft apontou durante o anúncio do Copilot+ PC, parte do benefício de transferir tarefas de IA para hardware dedicado é que você pode executar esses processos com mais eficiência… e outra é que você pode fazer isso sem prejudicar o desempenho da GPU.

Isso permitiu à Microsoft mostrar como o Copilot poderia fazer coisas como sugerir ações enquanto você joga um jogo de PC sem afetar as taxas de quadros do jogo.

De qualquer forma, o ponto principal aqui é que os fabricantes de PCs não precisam optar por processadores Qualcomm para construir PCs Copilot+.

E a Intel quer ter certeza de que você sabe que não apenas seus primeiros chips para suportar a plataforma estarão disponíveis em breve, mas que “mais de 80 novos designs de laptop” de “mais de 20 fabricantes de equipamentos originais” apresentando a continuação de seus chips Meteor Lake estão a caminho.

Sair da versão mobile