Microsoft adicionou suporte para distros WSL2 no Windows Server 2022

Ampliando seu suporte ao Linux no Windows, a Microsoft adicionou suporte para distros WSL2 no Windows Server 2022.

Lançada em 2018, o WSL é uma camada de compatibilidade que possibilita aos usuários do Windows 10 executar binários do Linux no formato ELF nativamente em seus computadores.

Agora, Microsoft anunciou que as distribuições do Windows Subsystem for Linux (WSL 2) agora são suportadas no Windows Server 2022 após a instalação das visualizações de atualização cumulativa desta semana.

Microsoft adicionou suporte para distros WSL2 no Windows Server 2022

Microsoft adicionou suporte para distros WSL2 no Windows Server 2022

O anúncio foi feito pelo gerente de programa da plataforma de desenvolvedor do Windows, Craig Loewen, no GitHub, em resposta a um problema do WSL de dezembro de 2020 sobre o WSL 2 ser quebrado no Windows Server Preview.

“Olá pessoal, adicionamos suporte para distribuições WSL 2 no Windows Server 2022! Isso está disponível agora mesmo instalando o KB5014021”, disse Loewen.

“Atualmente, esta atualização está disponível apenas para quem busca, e no próximo mês será enviada por padrão. Daqui para frente, o WSL será suportado tanto no servidor Windows quanto nos SKUs de desktop do Windows.”


Para instalar a atualização do Windows Server 2022 KB5014021, você deve ir para Configurações > Windows Update e manualmente ‘Verificar atualizações’.

O Windows não irá instalá-lo até que você clique no botão ‘Baixar agora’ porque esta é uma atualização opcional. Você também pode baixar e instalar manualmente essa atualização cumulativa do Catálogo do Microsoft Update.

A história da WSL

A Microsoft lançou o WSL em 2018 como uma camada de compatibilidade que possibilita aos usuários do Windows 10 executar binários do Linux no formato ELF nativamente em seus computadores, usando um prompt de comando do PowerShell ou do Windows 10.

O WSL 2 foi lançado em maio de 2019 como uma grande atualização para a versão inicial, aumentando o desempenho do sistema de arquivos, adicionando suporte para compatibilidade total com chamadas de sistema e usando tecnologia de virtualização para executar um kernel Linux dentro de uma máquina virtual (VM) leve.

A Microsoft fornece orientações passo a passo sobre como instalar e iniciar aplicativos Linux GUI em seu PC. Uma vez instalados, esses aplicativos Linux podem ser iniciados no menu Iniciar ou em uma janela do prompt de comando.

O WSL 2 também vem com suporte para o uso de aplicativos Linux baseados em GUI desde a introdução do WSLg (abreviação de Windows Subsystem for Linux GUI) ao lançar o Windows 10 Insiders em maio de 2021.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile