Segundo o hacker de hardware que atende pelo primeiro nome Mark, um Microcontrolador RISC-V dá vida a um PDA Acer N30.
O Acer N30 é um PDA lançado em 2004 que era enviado com uma tela sensível ao toque resistiva de 240 x 320 pixels, um processador Samsung S3C2410 de 266 MHz e software Windows Mobile 2003.
Ele está fora de produção há quase duas décadas, mas ainda pode ser usado como um dispositivo móvel para fazer anotações, jogar e outras atividades… se você puder encontrar um com uma bateria funcional.
Quando um hacker de hardware que atende pelo primeiro nome Mark comprou recentemente várias unidades que vieram sem bateria, eles descobriram que substituir a bateria não é tão fácil, porque o controlador da bateria estava integrado na própria bateria.
Mas depois de uma boa quantidade de pesquisa e experimentação, Mark conseguiu emular o controlador da bateria e dar vida ao Acer N30.
Microcontrolador RISC-V dá vida a um PDA Acer N30
Embora você possa ligar o Acer N30 sem uma bateria conectando-o a uma fonte de energia, o PDA relatará rapidamente um aviso de bateria fraca e entrará no modo de espera (hibernação profunda) em um esforço para evitar o esgotamento da bateria.
Isso ocorre porque os dispositivos Windows CE e Windows Mobile armazenam dados do usuário na RAM, o que significa que eles podem ser perdidos se a bateria for totalmente descarregada, então os dispositivos são configurados para tomar medidas para evitar que isso aconteça.
Outras pessoas que procuram substituir uma bateria descarregada ou morrendo em um antigo Acer N30 conseguiram remover a placa controladora de uma bateria antiga e conectá-la a uma bateria compatível que ainda não tenha um controlador. Mas isso só funciona se você tiver acesso a uma bateria antiga feita para o Acer N30.
Sem acesso a uma bateria antiga, Mark descobriu como a placa controladora funcionava e então configurou um microcontrolador CH32V003 RISC-V para preencher as mesmas funções. Em vez de conectar o chip à bateria, Mark o conectou à placa-mãe do PDA.
O resultado final é um PDA Acer N30 quase funcional com uma nova bateria que suporta carregamento e descarregamento – embora o indicador de bateria seja impreciso e a voltagem “flutue um pouco sob carga”.
Possivelmente minha coisa favorita sobre este projeto é que o CH32V003 é ridiculamente barato – como se você pudesse comprar 50 deles por US$ 1,45, o que significa que o preço de um único microcontrolador chega a cerca de 3 centavos.
Você também pode comprar um pacote de 10 por cerca de um dólar se não precisar de 50 e quiser economizar… 50 centavos.
Embora seja improvável que haja muitas pessoas querendo adicionar novas baterias a um antigo Acer N30, Mark tornou o firmware CH32V003 de código aberto para qualquer um que queira usá-lo ou modificá-lo.