E foi lançado o editor Micro 2.0.14 com melhorias importantes. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Micro é um editor de texto de terminal amigável que busca fornecer uma interface intuitiva e fácil de usar, mantendo a funcionalidade poderosa que os usuários de terminal exigem.
Como o próprio nome indica, o micro pretende ser um sucessor do editor nano por ser fácil de instalar e usar.
Ele se esforça para ser agradável como editor em tempo integral para pessoas que preferem trabalhar em um terminal ou para aqueles que editam arquivos regularmente por SSH.
Ele pode ser considerado um meio termo entre o Nano fácil, mas não rico em recursos, e o Vim poderoso, mas desafiador de aprender.
Micro fornece ótimo suporte ao mouse, oferece divisões horizontais e verticais e usa atalhos de teclado padrão aos quais você já está acostumado de outros editores (principalmente gráficos).
Agora, após dez meses de desenvolvimento, a nova versão 2.0.14 foi lançada.
Novidades do Editor Micro 2.0.14
Começando com o básico, o Micro agora permite aos usuários mais controle sobre seu ambiente de edição com novas opções, como
matchbracestyle
.
Este recurso permite que os usuários escolham entre sublinhar ou destacar chaves correspondentes, adicionando uma camada de clareza visual à estrutura do código.
Da mesma forma, a opção matchbraceleft
garante que os usuários possam decidir se devem corresponder à chave à esquerda do cursor.
Para aqueles incomodados por erros difíceis de detectar, o Micro 2.0.14 introduziu hltrailingws
para destacar espaços em branco à direita e hltaberrors
para apontar inconsistências entre tabulações e espaços em seu código, facilitando a manutenção de bases de código limpas e legíveis.
A atualização mais recente também melhora significativamente os recursos de movimento e seleção do cursor. Recursos como o jump command
para navegação relativa e ações de movimento de subpalavra para facilitar a edição mais rápida em arquivos grandes.
Melhorias na seleção e movimentos de parágrafos, juntamente com atalhos de teclado padrão para Shift-PageUp/Down para selecionar texto, são toques atenciosos que simplificam o processo de edição.
O destaque de sintaxe, um recurso crítico para qualquer editor de texto, recebe um impulso notável no Micro 2.0.14.
O editor agora suporta detecção de tipo de arquivo em casos ambíguos por meio de assinaturas. Além disso, fornecer um arquivo “default.yaml” para realce de sintaxe simplifica a configuração para novos usuários.
Além disso, o Micro estende sua funcionalidade com manipulação aprimorada de eventos do mouse e recursos de arrastar e soltar, tornando-o mais compatível com várias preferências e fluxos de trabalho do usuário.
O script Lua dentro do Micro também vê avanços com melhor suporte de API e novos retornos de chamada, aprimorando a flexibilidade e a adaptabilidade do editor a tarefas complexas de script.
A atualização é finalizada com melhorias diversas, como opções de colagem mais inteligentes, melhor detecção de formato de arquivo dependendo do sistema operacional e configurações de precedência aprimoradas para arquivos de configuração do usuário.
Mais importante, muitas correções de bugs garantem estabilidade e confiabilidade, abordando várias falhas e inconsistências operacionais.
Para saber mais sobre essa versão do Micro, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Micro
Para instalar a versão mais recente do Micro nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de texto micro no Linux via Snap
Como instalar o Micro Text Editor no Linux via Flatpak