O projeto Mesa informou que lançou mais uma atualização de seu pacote de drivers gráficos, o Mesa 24. Confira os detalhes desse release.
MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.
Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.
Agora, o Mesa 24 foi lançado como a mais nova atualização de recursos da pilha de drivers gráficos OpenGL/Vulkan de código aberto que também suporta aceleração de vídeo e outros recursos de GPU no desktop Linux.
Novidades do Mesa 24
Sim. A pilha gráfica de código aberto Mesa 24.0 foi lançada como uma atualização importante que introduz novos recursos e muitas melhorias para vários dos drivers gráficos incluídos.
Os destaques do Mesa 24.0 incluem um novo driver PowerVR Vulkan para GPUs Imagination, suporte OpenGL 4.6 para o driver D3D12 MS OpenGL, melhorias de desempenho de rastreamento de raios para o driver RADV AMD Vulkan, suporte para EGL_EXT_query_reset_notification_strategy para permitir que um aplicativo ou estrutura recupere um contexto existente estratégia de redefinição de notificação para criar um contexto compartilhado compatível, bem como muitas melhorias para o driver NVK NVIDIA Vulkan.
O driver gráfico Asahi também recebeu vários novos recursos, como suporte para shaders de geometria, suporte OpenGL 3.3 e suporte para novas extensões OpenGL, incluindo GL_ARB_texture_cube_map_array, GL_ARB_clip_control, GL_ARB_timer_query, GL_EXT_disjoint_timer_query, GL_ARB_base_instance, GL_ARB_shader_texture_image_samples, GL_ARB_indirect_parameters, GL_ARB_viewport_array, GL_ARB_fragment_layer_viewport, GL_ARB_cull_distance e GL_ARB_transform_feedback_overflow_query.
O driver RADV AMD Vulkan também recebeu suporte para novas extensões Vulkan, incluindo VK_EXT_image_compression_control, VK_EXT_device_fault, VK_EXT_profundidade_clamp_zero_one, VK_KHR_calibrated_timestamps, VK_KHR_vertex_attribute_divisor, VK_KHR_maintenance6 e VK_KHR_ray_tracing_position_fetch.
Claro, como acontece com todos os novos lançamentos do Mesa, existem muitas correções de bugs para vários videogames. Mesa 24.0 melhora o suporte para Assassin’s Creed Odyssey, The Finals, Dead or Alive Xtreme 3, Atlas Fallen, Crysis 2 Remastered, Doom Eternal, Resident Evil 2, War Thunder, GTA, Dead Space (2023), Valheim, Armored Core VI: Fires of Rubicon, DiRT Rally, Mass Effect Legendary Edition, DIRT 5, LEGO Star Wars: A Saga Skywalker, Battlefield 4, Counter-Strike 2, The Lords of the Fallen e Wolfenstein: The New Order.
Fora isso, aborda uma possível regressão com aplicativos Flatpak e corrige antialiasing no Blender em sistemas com GPUs AMD, melhora o suporte para sistemas Ubuntu 22.04 LTS, Ubuntu 23.10 e Slackware 15.0, melhora o suporte para Unreal Engine 5.2 e posterior e corrige vários outros bugs.
A lista completa de patches do Mesa 24 pode ser encontrada no anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Aqueles que compilam o Mesa a partir da fonte podem obtê-lo no Git ou Mesa3D.org.
Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu
Enquanto isso, você deve ficar de olho nos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux para a nova pilha de gráficos Mesa se quiser aproveitar a melhor experiência possível em jogos Linux e gráficos 3D usando drivers gráficos de código aberto.