O projeto Mesa informou que lançou mais uma atualização de seu pacote de drivers gráficos, o Mesa 23. Confira os detalhes desse release.
MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.
Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.
Agora, o Mesa 23 foi lançado como a mais nova atualização de recursos da pilha de drivers gráficos OpenGL/Vulkan de código aberto que também suporta aceleração de vídeo e outros recursos de GPU no desktop Linux.
Novidades do Mesa 23
Os destaques do Mesa 23 incluem suporte Radeon Memory Visualizer, vários raytracing, biblioteca de pipeline de gráficos e melhorias RDNA3 para o driver RADV (Radeon Vulkan), Rise of the Tomb Raider’s Ambient Occlusion pass misrenders (swimming shadows), suporte aprimorado para a área de trabalho KDE Plasma ambiente ao usar a sessão Plasma Wayland e o driver Gallium LLVMpipe.
Sim. Esta versão também melhora a renderização do jogo Rise of the Tomb Raider e adiciona muitas melhorias.
O Mesa 23 também implementa mais recursos VK_EXT_dynamic_state3 para os drivers RADV e Turnip, ativa a extensão VK_EXT_mesh_shader por padrão em RADV/RDNA2, corrige falhas de Rise of the Tomb Raider na instalação soviética 20% com VK_ERROR_DEVICE_LOST no Wine/DXVK e melhora o suporte para o campo de batalha 1 (DX11), Hi-Fi Rush e videogames Minecraft, bem como o software VLC Media Player.
A lista completa de patches do Mesa 23 pode ser encontrada no anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Aqueles que compilam o Mesa a partir da fonte podem obtê-lo no Git ou Mesa3D.org.
Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu