O projeto Mesa informou que lançou a mais recente versão de seu pacote de drivers gráficos, o Mesa 21. Confira os detalhes desse release.
MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.
Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.
Agora, o Mesa 21 foi lançado, uma atualização principal que inclui vários novos recursos e melhorias para uma melhor experiência de jogo no Linux.
Novidades do Mesa 20.1.1
Vindo mais de um ano após a série Mesa 20.0, o lançamento do Mesa 21.0 apresenta muitos recursos interessantes para o driver Radeon Vulkan (RADV), incluindo suporte para VK_VALVE_mutable_descriptor_type e VK_KHR_fragment_shading_rate (apenas RDNA2) Extensões Vulkan, suporte para memória esparsa e math compactada rápida (Vetorização de 16 bits).
O driver gráfico Panfrost da Collabora (incluindo Bifrost) para GPUs de Mali também recebeu suporte OpenGL 3.1 para GPUs Mali T760 +, bem como suporte para OpenGL ES 3.0 em GPUs Mali G31, G52 e G72.
Além disso, a pilha de gráficos Mesa 21.0 adiciona suporte OpenGL 3.3 para Freedreno A6XX e melhora o driver gráfico RadeonSI para GPUs AMD/ATI com suporte para as extensões GL_EXT_demote_to_helper_invocation e GL_NV_compute_shader_derivatives OpenGL.
Esta versão também melhora o suporte para GPUs AMD Radeon RX 5700 XT, Radeon RX 480 e placas gráficas Big Navi, melhora o suporte OpenGL na GPU Intel GMA 4500MHD e melhora o suporte para Intel HD Graphics 5500.
Vários jogos também receberam melhor suporte, incluindo Desperados III, Shadow of the Tomb Raider, Nioh 2 – The Complete Edition, The Surge 2, The Witcher, Rage 2, Overwatch, Elder Scrolls Online, Death Stranding, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, Barn Finders, Two Point Hospital, TORCS, WoW, Minecraft, Mafia III Demo, Enter the Gungeon, Quake III Arena e outros.
Outras mudanças dignas de nota incluem suporte para EGL_MESA_platform_xcb para permitir que aplicativos OpenGL sejam escritos sem qualquer envolvimento de Xlib, a substituição do driver DRI swrast clássico por Swrast Gallium (llvmpipe ou softpipe), bem como a substituição do driver OSMesa clássico pelo novo driver Gallium OSMesa aprimorado.
O Mesa 21.0 também remove o suporte para carregar drivers DRI anteriores ao Mesa 8.0, incluindo todo o suporte DRI1, e remove o suporte para as extensões glx_disable_oml_sync_control, glx_disable_sgi_video_sync e glx_disable_ext_buffer_age do miniaplicativo de configuração DRIconf para a infraestrutura de renderização direta (DRI).
Mesa 21.0 está disponível para download como um tarball de origem agora no site oficial, mas deve ser usado apenas por mantenedores do sistema operacional Linux e usuários avançados do Linux que sabem o que estão fazendo.
Além disso, o Mesa 21.0 é considerado uma construção instável, pois a série se torna estável com o primeiro lançamento pontual, Mesa 21.0.1. “Mesa 21.0.0 é uma nova versão de desenvolvimento.
As pessoas que se preocupam com estabilidade e confiabilidade devem ficar com uma versão anterior ou esperar pelo Mesa 21.0.1 ”, disseram os desenvolvedores.
A lista completa das correções dessa versão pode ser encontrada no anúncio de lançamento.
Eu sei que você está esperando por este lançamento há muito tempo, mas você terá que ter um pouco mais de paciência, pois a série Mesa 21.0 chegará em breve nos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições Linux mais populares, especialmente as de lançamentos continuo (rolling) como Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
Como instalar ou atualizar o Mesa 21
Aqueles que compilam o Mesa a partir da fonte podem obtê-lo no Git ou Mesa3D.org.
Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu