O projeto Mesa informou que lançou a mais recente versão de seu pacote de drivers gráficos, o Mesa 21.1.1. Confira os detalhes desse release.
MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.
Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.
Agora, o Mesa 21.1.1 foi lançado, uma atualização principal que inclui vários novos recursos e melhorias para uma melhor experiência de jogo no Linux.
Para aqueles que esperam até o primeiro lançamento pontual de um novo lançamento trimestral de recursos de pilha de drivers Mesa 3D antes de atualizar, agora é a hora de mudar para a série Mesa 21.1.1.
Novidades do Mesa 21.1.1
Duas semanas após o grande lançamento do Mesa 21.1, o Mesa 21.1.1 agora está disponível como o primeiro lançamento pontual e chegando dentro do cronograma.
O atual gerenciador de lançamento do Mesa resumiu a v21.1.1 no anúncio de hoje como “principalmente alterações de AMD e Intel como de costume, mas também uma quantidade razoável de correções ARM e muito mais”.
Mesa 21.1.1 tem correções RADV ao redor usando o swizzle de borda correto para GFX9 + e algumas outras correções de bug aleatórias junto com abordar alguns problemas de back-end do compilador ACO também. Não há nenhuma correção RadeonSI Gallium3D neste lançamento pontual.
Na frente da Intel, há uma variedade de correções diferentes para os drivers ANV Vulkan e Iris OpenGL, mais dois Alder Lake S PCI IDs foram adicionados, duas correções para o antigo driver i915g e informações de dispositivo adicionadas para gráficos Alder Lake GT2.
O Mesa 21.1.1 é complementado por algumas correções para o driver Arm Mali Panfrost, algumas correções comuns/centrais do Mesa e outros itens pequenos sem nada muito empolgante neste lançamento pontual.
O Mesa 21.1 deve estar em boa forma para os usuários obterem o suporte de driver OpenGL/Vulkan Linux mais recente de código-fonte aberto.
Para saber mais sobre essa versão do Mesa, acesse a nota de lançamento do Mesa 21.1.1.
Como instalar ou atualizar
Aqueles que compilam o Mesa a partir da fonte podem obtê-lo no Git ou Mesa3D.org.
Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu