Mesa 21.0.2 lançado com correções Lavapipe e cálculo de cache AMD L3 melhorado

E foi lançado o Mesa 21.0.2 com correções Lavapipe e cálculo de cache AMD L3 melhorado. Confira os detalhes desse release e veja como instalar.

MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.

Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.

Agora, o Mesa 21.0.2 foi lançado como a última versão pontual quinzenal dos drivers Vulkan/OpenGL de código aberto Mesa3D.

Novidades do Mesa 21.0.2

Mesa 21.0.2 lançado com correções Lavapipe e cálculo de cache AMD L3 melhorado
Mesa 21.0.2 lançado com correções Lavapipe e cálculo de cache AMD L3 melhorado

Acumulado para o Mesa 21.0.2 está o sufocamento aleatório usual de correções, mas sem nenhuma área dominando o log de alterações desta vez.

O Mesa 21.0.2 tem apenas algumas correções para drivers como Radeon e Intel, mas nada muito empolgante.

As outras mudanças incluem várias correções de driver de CPU Lavapipe Vulkan, desativação de buffers esparsos em GFX7/GFX8 para RadeonSi, correções de rastreador de estado Mesa e algumas correções de EGL também.

Uma mudança um tanto notável é um retrabalho no código de afinidade de cache AMD CPU L3 para corrigir o código de fixação de cache Zen L3 previamente adicionado ao Mesa.

Isso veio como uma correção, já que a detecção de CPU existente quebrou em sistemas AMD de 128 núcleos (EPYC duplo).

O novo código de afinidade de cache AMD L3 funciona melhor agora para aqueles grandes sistemas multi-CPU e também irá lidar com tipos de CPU grandes/pequenos caso eles apareçam no futuro para processadores AMD.

David Airlie explicou no patch original:

“Ele agora itera sobre todos os núcleos da CPU, obtém a contagem de núcleos para cada CPU e calcula o L3_ID do ID físico da CPU e o cache L3 dos núcleos atuais. Ele então rastreia quantos caches L3 viu e realocou as máscaras de afinidade para cada um.”

Consulte o anúncio de lançamento para obter mais detalhes sobre o Mesa 21.0.2.

Como instalar ou atualizar

Aqueles que compilam o Mesa a partir da fonte podem obtê-lo no Git ou Mesa3D.org.

Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.