O projeto Mesa informou que lançou a mais recente versão de seu pacote de drivers gráficos, o Mesa 20.3.1. Confira os detalhes desse release.
MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.
Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.
O Mesa 20.3 foi enviado no início deste mês, enquanto aqueles que aguardavam o primeiro lançamento pontual para atualizar para esta série trimestral agora podem fazer a mudança com segurança, pois o Mesa 20.3.1 foi lançado recentemente.
Novidades do Mesa 20.3.1
Mesa 20.3.1 foi lançado hoje com uma ampla variedade de correções em toda esta coleção de drivers predominantemente OpenGL e Vulkan. O driver RADV Radeon Vulkan se destaca por ter uma série de correções – há algumas correções de geometria de última geração (NGG), bem como, por enquanto, marcando GFX10.3/RDNA2 como uma implementação Vulkan não conforme, uma vez que não está oficialmente passou no Vulkan CTS ainda.
Além disso, existem outras correções RADV, bem como para o back-end do compilador ACO.
Mesa 20.3.1 também traz correções Intel Iris Gallium3D, uma regressão para RadeonSI Gallium3D ao usar o Radeon Winsys, e algumas correções para nomes como Panfrost e Zink.
A lista completa das correções do Mesa 20.3.1 pode ser encontrada nesta postagem da lista de discussão.
O Mesa 20.2.5 também foi lançado hoje como o último lançamento 20.2 planejado, pois o 20.3 agora está certificado como estável. Isso carregava muitas das mesmas portas traseiras, incluindo em torno de RADV.
O Mesa 20.2.5 foi rapidamente sucedido pelo Mesa 20.2.6 devido a um patch mal feito que carregava o ACO como um bug crítico introduzido.
Como instalar ou atualizar o Mesa
Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu