Mesa 20.1.6 lançado com melhorias no suporte ao World War Z e mais

O projeto Mesa informou que lançou o Mesa 20.1.6 com melhorias no suporte ao World War Z, RADV Vulkan e mais. Confira os detalhes desse release.

MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.

Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.

Agora, o ciclo de lançamento quinzenal da última pilha de gráficos de código aberto Mesa 20.1 para desktop Linux continua com o Mesa 20.1.6, a última atualização de drivers gráficos Vulkan/OpenGL estáveis.

Novidades do Mesa 20.1.6

Mesa 20.1.6 lançado com melhorias no suporte ao World War Z e mais
Mesa 20.1.6 lançado com melhorias no suporte ao World War Z e mais

Como acontece com todos os point releases, o Mesa 20.1.6 está aqui para adicionar mais uma camada de correções de bugs em uma tentativa de melhorar ainda mais o desempenho geral, estabilidade e confiabilidade dos drivers gráficos incluídos para AMD Radeon e gráficos Intel.

Mais uma vez, parece que a equipe de desenvolvimento do Mesa concentrou seus esforços para melhorar o driver RADV Vulkan para placas de vídeo AMD Radeon.

Por exemplo, Mesa 20.1.6 melhora o suporte para o jogo de tiro em terceira pessoa da Guerra Mundial Z no driver RADV, substituindo o alinhamento de deslocamento de buffer uniforme.

Também para o driver RADV Radeon Vulkan, o Mesa 20.1.6 corrige o manuseio dos atributos 16-31, substitui setter por getter para extrair valores, não considera mais os layouts como apagáveis ​​rapidamente na fila de computação e refaz o layout com base nos metadados ao importar uma imagem.

Para o hardware GFX10/Navi, o Mesa 20.1.6 agora evita um travamento da GPU limitando LATE_ALLOC_GS e adiciona a inicialização ausente de registros no driver RADV Vulkan.

Além disso, o tamanho de onda correto em gfx10_ngg_calculate_subgroup_info agora é usado no driver RadeonSI OpenGL.

O driver ANV Intel Vulkan também foi aprimorado nesta versão. O driver agora anuncia a extensão shaderIntegerFunctions2, apresenta melhor tratamento de falhas de realloc e unifica inputs_read e outputs_written entre os estágios de geometria.

Algumas melhorias de desempenho também estão em vigor para o driver Intel i965 OpenGL no Mesa 20.1.6, que desativa o anti-aliasing de várias amostras (MSAA) completamente no driver gráfico Etnaviv para GPUs Vivante.

Os drivers Gallium LLVMpipe, Panfrost e NV50 receberam várias pequenas correções.

A lista completa das correções dessa versão pode ser encontrada no anúncio de lançamento.

O próximo lançamento pontual, Mesa 20.1.7, é esperado para 2 de setembro.

Como instalar ou atualizar o Mesa 20.1.6

Se você confia na pilha de gráficos Mesa para todas as suas necessidades de jogos e gráficos 3D, você deve atualizar para esta versão mais recente o mais rápido possível após chegar aos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita.

Aqueles que compilam o Mesa a partir da fonte podem obtê-lo no Git ou Mesa3D.org.

Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu

O que está sendo falado no blog

Post Views: 227

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.