O projeto Mesa informou que lançou a mais recente versão de seu pacote de drivers gráficos, o Mesa 20.1.1. Confira os detalhes desse release.
MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.
Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.
Agora, o Mesa 20.1.1 foi lançado como a mais recente atualização estável de correção de bugs da série de drivers Mesa.
Novidades do Mesa 20.1.1
O Mesa 20.1.1 possui mais de quatro dezenas de correções acumuladas nas últimas duas semanas, mas na maioria das vezes são pequenas correções.
Existem correções do Intel i965 para jogos do Unreal Engine 4, habilitando o RADV zero vRAM para todos os jogos do VKD3D e DOOM Eternal, corrigindo a exportação de identificadores GEM para os drivers Intel OpenGL, suporte do VK_GOOGLE_user_type para ANV e RADV e outras correções aleatórias. Mas no geral nada muito importante.
Eric Engestrom, da Intel, anunciou o lançamento e observou: “No geral, o lançamento está em boa forma, nenhum grande problema conhecido até o momento, então as coisas estão boas”.
A lista completa das correções dessa versão pode ser encontrada no anúncio de lançamento.
Enquanto iss, o Mesa 20.2 será o próximo lançamento de recurso que deve ser lançado no final de agosto, enquanto até então continuará sendo o lançamento de pontos quinzenais do Mesa 20.1.x.
Como instalar ou atualizar o Mesa 20.1.1
Aqueles que compilam o Mesa a partir da fonte podem obtê-lo no Git ou Mesa3D.org.
Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu
- Como instalar o OpenTofu no Linux via Snap
- Como instalar o cubo mágico rubecube no Linux via Snap
- Como instalar o instalador imagerunner no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Trax Puzzle no Linux via Snap