Mesa 20.0.5 lançado com correções de drivers de gráficos Intel/AMD

O projeto Mesa informou que lançou a mais recente versão de seu pacote de drivers gráficos, o Mesa 20.0.5 com correções de drivers de gráficos Intel/AMD. Confira os detalhes desse release.

MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.

Mesa 20.0.5 lançado com correções de drivers de gráficos Intel/AMD

Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.

Agora, o Mesa 20.0.5 foi lançado como a mais recente atualização estável de correção de bugs da série de drivers Mesa, com três semanas de correções.

Embora o Mesa 20.1 em breve atinja seu congelamento de recursos com a esperança de se tornar estável em maio, por enquanto, a série Mesa 20.0 é a “mais recente e a melhor” na frente estável.

Novidades do Mesa 20.0.5

Com três semanas em vez das usuais duas semanas entre os lançamentos de pontos do Mesa3D, o Mesa 20.0.5 está no lado maior, mas continua a ser dominado pelas correções de driver de gráficos Intel e AMD Radeon, que corrigem seus códigos OpenGL e Vulkan.

Há várias correções RADV, várias correções de representação intermediária NIR, o pipeline Intel ANV agora permite mais de dezesseis entradas de shader de fragmento, várias correções de driver Iris DRM, o driver Intel OpenGL agora suporta o compartilhamento de gerenciadores de buffer nas telas, 8/16 melhorias na loja de bits para o RADV e várias outras correções aleatórias.

A lista completa das correções dessa versão pode ser encontrada no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Mesa 20.0.5

Aqueles que compilam o Mesa a partir da fonte podem obtê-lo no Git ou Mesa3D.org.

Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile