O projeto Mesa informou que lançou a mais recente versão de seu pacote de drivers gráficos, o Mesa 19 com inúmeras melhorias. Confira os detalhes desse release.
- Como instalar o editor VSCodium no Linux via Snap
- Como instalar o build planner Path of Building no Linux via Snap
- Como instalar o gerenciador de tarefas Taskwarrior no Linux via Snap
Os drivers MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel.
Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.
Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.
Novidades do Mesa 19
A equipe por trás do projeto Mesa 3D Graphics Library anunciou recentemente a versão final e a disponibilidade geral da já esperada série de stack gráficos Mesa 19 para sistemas operacionais baseados em Linux.
Implementando a API do OpenGL 4.5, a pilha de gráficos do Mesa 19.0 finalmente chegou após um ciclo de desenvolvimento estendido que ocorreu nos últimos três meses. Ele traz dezenas de novos recursos, novas extensões e inúmeras correções de bugs.
Os destaques desta nova série incluem suporte a GPUs AMD Radeon Vega 10, Vega 20 e Vega M, compatibilidade com GNU Hurd e compatibilidade com LLVM 7.
No anúncio, Dylan Baker disse o seguinte:
“Tenho o prazer de anunciar a disponibilidade geral da mesa 19. Tivemos um processo rc ligeiramente longo com 7 RCs (deveria ter havido 6, mas houve um erro no script para extrair patches, resultando em dois para apoiar os RCs). Em geral, esta versão foi bem elaborada e estou ansioso pelo ciclo de lançamento estável.”
A pilha de gráficos Mesa 19.0 também vem com inúmeras novas extensões para as tecnologias OpenGL e Vulkan.
Para OpenGL, podemos mencionar GL_AMD_texture_texture4 para todos os drivers OpenGL 4.0, implementações de software baseadas em shader de GL_ARB_vertex_attrib_64bit, GL_ARB_shader_ballot, GL_ARB_gpu_shader_fp64 e GL_ARB_gpu_shader_int64 para o driver i965, bem como a extensão GL_NV_shader_atomic_float para o driver nvc0 que suporta apenas Fermi/Kepler.
Há várias extensões ES adicionadas no Mesa 19, GL_EXT_shader_implicit_conversions para todos os drivers, GL_EXT_texture_compression_bptc para todos os drivers do OpenGL 4.0, GL_EXT_texture_compression_rgtc para todos os drivers do OpenGL 3.0, GL_EXT_texture_view e GL_OES_texture_view para drivers que suportam exibições de textura e GL_EXT_render_snorm para drivers Gallium.
Para Vulkan, Mesa 19,0 adiciona o VK_ANDROID_external_memory_android_hardware_buffer, VK_KHR_depth_stencil_resolve, VK_KHR_draw_indirect_count, VK_EXT_conditional_rendering e extensões VK_EXT_scalar_block_layout para GPUs Intel, bem como a VK_EXT_memory_budget e VK_EXT_scalar_block_layout para a AMD Radeon GPUs e correções e expôs-re extensão VK_EXT_pci_bus_info tanto para a Intel ANV e Radeon AdVr Drivers Vulkan.
É claro que existem várias correções de bugs e outras pequenas mudanças incluídas na série de gráficos da Mesa 19.0, então, é recomendável que você estude o changelog completo se você estiver curioso para saber exatamente o que é corrigido ou adicionado nesta versão principal.
Para saber mais sobre essa versão do Mesa 19, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Mesa
Para instalar a versão mais recente do Mesa nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu