Timo Aaltonen, da Canonical, anunciou hoje que a recém-lançada pilha de gráficos Mesa 18.1 já está disponível para usuários do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver). Confira os detalhes dessa atualização.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
Drivers MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.
A Canonical sempre deu backport de novos lançamentos do Mesa para seus sistemas operacionais Ubuntu Linux suportados.
Mesa 18.1 já está disponível para usuários do Ubuntu 18.04 LTS
Agora, o desenvolvedor Timo Aaltonen informou à comunidade hoje que a última pilha de gráficos do Mesa 18.1.1 está agora disponível no x-updates PPA (Personal Package Archive) para usuários do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) para adicionar uma camada extra de desempenho de jogos.
De acordo com Timo Aaltonen, a equipe do Ubuntu também está trabalhando em backporting da pilha de gráficos Mesa 18.0.5 para a série de sistema operacional Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), que usa a antiga pilha de gráficos Mesa 17.2.8, tornando as atualizações mais suaves para aqueles que gostaria de mudar para o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), que foi lançado com a pilha de gráficos Mesa 18.0.0.
Sobre isso, Timo Aaltonen, explicou o seguinte:
“Primeiro precisamos ter certeza de que o 18.04 obterá o Mesa 18.0.5 (que é o último da série, portanto, nenhum salto de versão esperado até o backport de 18.10) junto com um libglvnd atualizado que solta as quebras e substituições nas versões antigas do pacote para garantir que o upgrade Xenial -> Bionic ocorrerá sem problemas uma vez que o 18.0.5 seja retornado para o Senial, o que, de fato, será implementado em breve.”
A Canonical está atualmente trabalhando no lançamento do primeiro lançamento pontual do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), que está atualmente agendado para 26 de julho de 2018, e será lançado com uma pilha de gráficos atualizada baseada no Mesa 18.1.1 ou posterior.
Implementando o OpenGL 3.1 com ARB_compatibility nos drivers gráficos RadeonSI, R600, NV50, NVC0, Softpipe, LLVMpipe e SVGA, a série de gráficos Mesa 18.1 foi lançada no dia 18 de maio de 2018, com suporte para novas extensões OpenGL, incluindo GL_EXT_semaphore, GL_EXT_semaphore_fd, GL_ARB_bindless_texture, e GL_ARB_transform_feedback_overflow_query.
Além disso, essa versão adiciona suporte para a extensão GL_EXT_shader_framebuffer_fetch e GL_EXT_shader_framebuffer_fetch_non_coherent para o driver gráfico Intel i965 OpenGL, suporte para a extensão GL_KHR_blend_equation_advanced para o driver gráfico RadeonSI e permite o suporte ao cache de shader de disco para o driver gráfico Intel i965 OpenGL por padrão.
Mas usuários existentes do Ubuntu 18.04 LTS podem instalar o Mesa 18.1.1 agora através do PPA da equipe “Ubuntu-X”, usando o tutorial baixo:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu