Se você usa o WhatsApp no Android e faz backups nele, saiba que as mensagens do WhatsApp armazenadas nos backups do Google Drive não são criptografadas.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
Como a maior plataforma de mensagens instantâneas para dispositivos móveis da atualidade, o WhatsApp oferece criptografia de ponta a ponta para os usuários, o que significa que apenas os participantes de uma conversa podem ler as mensagens.
No entanto, quando a conversa é arquivada e incluída em um backup que é enviado para o Google Drive, as mensagens não são criptografadas.
Mensagens do WhatsApp armazenadas nos backups do Google Drive não são criptografadas
Sim, as mensagens do WhatsApp incluídas em backups enviados de dispositivos Android (e outras plataformas) para o Google Drive não são criptografadas, o que gera preocupações quanto à possível violação da privacidade do usuário.
Embora o backup do Google Drive seja um recurso opcional, os pesquisadores de segurança alertam que o Google pode ser forçado a entregar seus dados com base em um mandado de busca, apesar do próprio gigante das buscas armazenar arquivos criptografados em seu servidor.
Karan Saini, pesquisador de segurança independente disse o seguinte para o The Economic Times:
“Do ponto de vista da privacidade (com total desconto na conveniência), os backups online não são bons independentemente de quem seja o guardião. Embora o Google criptografe os arquivos no servidor, eles também controlam as chaves para eles – que podem ser fornecidas às autoridades policiais com base em um mandado.”
Basicamente, os pesquisadores alertam que, apesar da criptografia de ponta a ponta oferecida pelo WhatsApp e Google, no caso de arquivos armazenados nos servidores deste último, a lei ainda pode acessar suas conversas, primeiro porque as mensagens incluídas nos backups não são criptografadas, e segundo, porque o Google mantém as chaves de criptografia para os arquivos enviados.
Embora o WhatsApp tenha permanecido de boca fechada nesses relatórios, a empresa atualizou sua página de suporte para afirmar que as mensagens do WhatsApp armazenadas nos backups do Google Drive não são criptografadas.
A página diz o seguinte:
“As mídias e as mensagens que você faz backup não são protegidas pela criptografia de ponta a ponta do WhatsApp no Google Drive.”
E backups do iCloud?
No iPhone, o WhatsApp oferece funcionalidade semelhante ao iCloud, o serviço de armazenamento baseado em nuvem desenvolvido e operado pela Apple.
No entanto, não está claro se as mensagens incluídas nos backups do iCloud também estão descriptografadas.
No Android, você pode desativar os backups do WhatsApp no Google Drive acessando a tela “Configurações” do app, depois a opção de “Conversas” e clicar em “Backup de conversas”, e em “Fazer backup no Google Drive” defina a opção como “Nunca”.
O que está sendo falado no blog
- Como atualizar para o Ubuntu 18.04 LTS via terminal (server e desktop)
- KaOS 2018.08 lançado – Confira as novidades e baixe
- Dell Precision 5530 já é vendido com Ubuntu! Confira!
- Wine 3.15 Lançado com Suporte a HID Device For Raw Input e Mais
- Descoberta Vulnerabilidade em Telefones Vendidos por Operadoras dos EUA
- Mensagens do WhatsApp armazenadas nos backups do Google Drive não são criptografadas
- Telegram irá ajudar qualquer país em investigações terroristas, menos a Rússia