Chegando depois de outros fabricantes, o módulo de Memória LPCAMM2 LPDDR5X da Crucial já está disponível para compra.
Nos últimos anos, os fabricantes de PCs tiveram duas opções quando se tratava de memória para laptop.
Eles poderiam incluir slots SODIMM com suporte para memória DDR substituível pelo usuário ou memória LPDDR, que normalmente usa menos energia e ocupa menos espaço, trocando efetivamente a capacidade de reparo e atualização por maior vida útil da bateria e/ou designs mais compactos.
Agora o LPCAMM2 chegou para oferecer o melhor dos dois mundos.
Empresas como Samsung e Micron aproveitaram o novo padrão de memória CAMM2 para afixar memória LPDDR a um cartão removível, possibilitando obter os benefícios da memória LPDDR sem sacrificar a capacidade de atualizar ou reparar um laptop.
E agora os primeiros módulos LPCAMM2 estão disponíveis para compra, embora seu apelo provavelmente permaneça limitado por um tempo.
Memória LPCAMM2 LPDDR5X da Crucial já está disponível para compra
No mês passado, a Lenovo anunciou que sua nova estação de trabalho móvel ThinkPad P1 Gen 7 seria o primeiro laptop a suportar memória LPCAMM2. O notebook de 16 polegadas ainda não está disponível para compra, mas agora você pode comprar a memória que a Lenovo está usando.
A Micron afirma que a memória Crucial LPCAMM2 lançada no início deste ano agora está disponível em duas configurações:
Esses preços não são exatamente baratos… mas gastar algumas centenas de dólares na substituição de RAM pode ser muito mais barato do que substituir um laptop caro devido a uma falha de memória.
E esperamos que os preços caiam nos próximos anos se e quando mais fabricantes de PC adotarem o LPCAMM2.
A Micron afirma que seus novos módulos de memória usam 58% menos energia ativa do que a memória DDR5 e até 80% menos energia em standby.
Com suporte para velocidades de até 7.500 MT/s, a memória LPDDR5 também é até 34% mais rápida que a memória DDR5-5600. E medindo apenas 74,9 x 34 x 9,3 mm, os módulos LPCAMM2 ocupam 64% menos espaço do que dois SODIMMs de memória DDR5.
Essa é a boa notícia. A má notícia é que ainda é cedo para o padrão LPCAMM2. Neste ponto, há apenas um laptop que usa memória LPCAMM2. Existe apenas um fabricante de memória que fabrica os módulos. E no momento essa empresa oferece apenas módulos de 32 GB e 64 GB.
Eventualmente poderemos ver módulos de 16 GB ou 128 GB, mas eles ainda não estão disponíveis. E também pudemos ver módulos com suporte para velocidades ainda mais rápidas: a Micron diz que seus módulos LPCAMM2 deveriam, teoricamente, suportar até 9.600 MT/s.