Segundo o XDA Developers, é melhor não atualizar seu OnePlus 9 para o OxygenOS, ainda. Confira os motivos por trás dessa recomendação inusitada.
Normalmente, as pessoas devem instalar a versão mais recente do sistema operacional móvel que estão usando, assim que estiver disponível. Este não parece ser o caso do OnePlus ’OxygenOS.
A empresa lançou recentemente a versão mais recente de seu sistema operacional baseado em Android – o OxygenOS 12 – para os smartphones OnePlus 9 e OnePlus 9 Pro.
Mesmo que haja uma infinidade de novos recursos sendo lançados com esta atualização, os usuários estão relatando uma ampla gama de problemas após a atualização para o OxygenOS 12, de acordo com o XDA Developers.
Melhor não atualizar seu OnePlus 9 para o OxygenOS, ainda…
Dentre os problemas relatados estão animações ruins dentro da IU, problemas para fazer e receber chamadas e também uma limitação interessante para pessoas que usam portas de câmera do Google.
“É uma das piores atualizações estáveis que o oneplus já lançou, tantos bugs, o maior deles é se você não tiver o aplicativo do telefone na tela inicial antes da atualização, você fisicamente não consegue encontrar o aplicativo em qualquer lugar do telefone (nem mesmo no gerenciador de aplicativos) Você deve sempre abri-lo na Play Store. O campo Ícone na personalização trava, você não consegue abrir o feed do Google na maioria das vezes, todas as permissões são redefinidas e o menu recente está entre os piores que você pode ver em um telefone. É problemático, não vale a pena”, escreveu Amankirti Walde nos fóruns do XDA.
Outro usuário reclamou que:
“o gerenciador de tarefas recentes não consegue fechar todos os aplicativos, já que o último aplicativo ainda permanece na tela após pressionar o botão Fechar todos no gerenciador de tarefas. O Whatsapp paralelo não consegue fazer logon na web. Nenhum aplicativo de gravação de chamadas. Sinto falta do telefone antigo e aplicativo de contatos.”
It's official, I absolutely hate this new ColorOS update by @oneplus. It's half-assed, animations looking shitty, some apps with different DPI scaling, and reeks of chinese skin type of Android. I hate it and I can't wait to ditch this for the Pixel 6.
— Francisco (@franciscof_1990) December 7, 2021
Embora o OnePlus tenha interrompido a implementação para resolver todos os bugs e problemas, não é aconselhável que os usuários atualizem para o OxygenOS 12, especialmente se usarem aplicativos de porta de câmera do Google.
Todos nós sabemos como são bons os algoritmos de pós-processamento que o Google usa para seu aplicativo de câmera. O problema é que eles são estritamente limitados a dispositivos exclusivos do Google, telefones Pixel para ser exato.
É por isso que as pessoas estão construindo ports para a câmera do Google, basicamente trazendo o aplicativo nativo da câmera Pixel para outros telefones Android.
Eles não podem ser encontrados na Play Store e instalá-los requer um pouco de inteligência digital, mas com o port adequado da câmera do Google, qualquer telefone Android poderia usar a otimização HDR+ do Google, o modo retrato e outros pequenos recursos interessantes .
Qual é o problema com as portas OxygenOS 12 e Câmera do Google?
De acordo com uma postagem recente no Google Camera Port Updates Telegram channel, há um problema legado com a atualização do OxygenOS 12 que bloqueia efetivamente o acesso da Câmera do Google a câmeras grande angular e telefoto (as câmeras auxiliares), deixando os aplicativos de port da câmera do Google funcionando apenas com a câmera principal.
Isso vem do DNA do OxygenOS 12 que agora é compartilhado com o ColorOS, e este último teve essa limitação por algum tempo.
Agora, essa limitação foi mais ou menos copiada no OxygenOS 12, então se você estiver usando portas de câmera do Google, é melhor esperar um pouco antes de atualizar para a versão mais recente do OxygenOS.