E a Meizu diz que planeja apostar tudo na IA, e como parte dessa transição, parou de fazer telefones celulares tradicionais.
A fabricante chinesa de smartphones Meizu diz que planeja apostar tudo na IA (enfatizando em inglês coma frase All In on AI) , o que não é um anúncio surpreendente para uma empresa de tecnologia em 2024.
O que é um pouco surpreendente é que a empresa diz que, como parte dessa transição, parou de fazer telefones celulares tradicionais.
Meizu diz que planeja apostar tudo na IA
A mudança surge como uma resposta a um mercado de smartphones em mudança, onde os usuários atualizam os dispositivos com menos frequência e é cada vez mais difícil fabricar hardware que se destaque apenas devido às atualizações de hardware.
Não está claro neste momento quais novos produtos focados em IA a Meizu planeja lançar nos próximos anos, mas em um breve vídeo a empresa explica que descartou o desenvolvimento dos próximos telefones que estavam em seu pipeline, incluindo o Meizu 21 Séries Pro e Meizu 22 e 23.
Em vez disso, a empresa está investigando produtos onde a voz é a interface principal, em vez de uma tela sensível ao toque. Pense em gadgets como o Humane Ai Pin ou o Rabbit R1, em vez de um smartphone típico.
Isso parece, uma grande aposta. Humane e Rabbit são startups que estão tentando construir uma categoria de produto totalmente nova que não existe atualmente.
É muito cedo para dizer se há demanda suficiente por dispositivos portáteis que priorizam a voz e que aproveitam a IA para manter essas startups funcionando.
Portanto, é um pouco estranho ver um fabricante de telefones estabelecido mudando de direção para competir neste espaço nascente.
Mas a Meizu não está errada ao dizer que está cada vez mais difícil para os fabricantes de telefones se destacarem, então suponho que faz sentido que, em vez de ver seu negócio de telefonia diminuir um pouco de cada vez, a empresa percebeu que era hora de fazer uma grande aposta em algo que poderia ser o futuro.
E com anos de história construindo hardware e software de dispositivos, a Meizu poderia teoricamente estar bem posicionada para competir com startups como Humane e Rabbit no que diz respeito à experiência do usuário.
Os smartphones da Meizu vêm com uma versão personalizada do Android chamada Flyme, e parece que a empresa está planejando lançar seu primeiro “AI OS” que pode ser baseado no Flyme durante o primeiro semestre de 2024, com o primeiro hardware “AI Device” agendado para enviar até o final do ano.
Olhando para o futuro, o roteiro da empresa prevê mais dois dispositivos em 2025 e três produtos em 2026, incluindo o primeiro modelo “AI Device Pro”.
Enquanto isso, a empresa promete aos clientes que compraram seus telefones existentes que continuará a oferecer suporte de software por algum período de tempo.