Para a alegria dos usuários do smartphone da Pine64, Megi’s PinePhone está recebendo suporte ao PinePhone Pro.
O PinePhone e o PinePhone Pro são smartphones projetados para executar distribuições Linux mobile, e muito mais.
Enquanto eles vêm com compilações do Manjaro com a interface de usuário do KDE Plasma Mobile, há um monte de outros sistemas operacionais projetados para rodar nos telefones.
Nos últimos anos, o desenvolvedor megi tem oferecido imagens de disco de inicialização múltipla do Phinephone que permitem aos usuários experimentar rapidamente uma variedade de sistemas operacionais com um único cartão microSD.
Agora, megi encontrou uma maneira de preparar um único cartão microSD para que possa ser inicializado no PinePhone original e no PinePhone Pro.
Megi’s PinePhone está recebendo suporte ao PinePhone Pro
Sim. O Megi’s PinePhone está recebendo suporte ao PinePhone Pro. Isso significa que em breve você poderá testar várias distribuições Linux móveis diferentes em ambos os telefones usando um único cartão.
Embora ambos os telefones tenham telas LCD IPS de aproximadamente 6 polegadas e 1440 x 720 pixels, o PinePhone Pro possui um processador mais rápido, mais memória e armazenamento e suporte para WiFi mais rápido, entre outras atualizações.
Mas como os telefones têm processadores diferentes, o software que funciona em um não funciona automaticamente no outro.
E megi diz que normalmente um dispositivo como o Pinephone com seu processador Allwinner A64 não seria capaz de usar o mesmo bootloader de um com um processador Rockchip RK3399 como o PinePhone Pro.
Então, a megi modificou a imagem multi-distro com um novo layout de partição para que “cada bootloader tenha sua própria partição agora”.
O resultado é que os usuários devem poder baixar uma única imagem de disco que não apenas tenha várias distribuições móveis do Linux, mas também vários gerenciadores de inicialização para oferecer suporte ao PinePhone e ao PinePhone Pro.
A imagem multi-distro do Megi permite que você experimente vários sistemas operacionais diferentes sem gastar tempo para instalá-los um por um ou a necessidade de trocar os cartões SD toda vez que inicializar. Ao ligar o telefone, basta selecionar o sistema operacional que deseja usar.
Nem todas as 23 distribuições móveis do Linux na imagem mais recente são totalmente compatíveis com o PinePhone Pro ainda. Megi diz que você pode inicializá-los e testá-los, mas alguns recursos podem não funcionar ainda.
E também vale a pena ter em mente que, da maneira como essas imagens multi-distro funcionam, todas as diferentes distribuições compartilham o mesmo kernel do Linux, o que significa que eles não funcionam exatamente da mesma maneira que fariam se você baixasse e instalasse a compilação oficial da mesma distro de seus desenvolvedores.
Megi não lançou a nova imagem multi-distro, mas deve chegar em breve.