E foi lançado o Megi kernel com melhorias na vida útil da bateria do PinePhone. Confira as novidades dessa importante atualização.
Até recentemente, uma das principais coisas que impediam o PinePhone de ser um smartphone que a maioria das pessoas poderia usar como telefone de uso diário era a vida útil da bateria.
Até o momento, os usuários não conseguem encontrar um sistema operacional que oferecesse mais de um dia de uso, ou portanto, da vida útil da bateria durante o modo inativo, quanto mais durante o uso ativo.
Mas, graças a uma comunidade de desenvolvimento ativa, a vida da bateria do PinePhone está melhorando a cada dia.
Agora, a desenvolvedora Megi, que mantém um kernel Linux personalizado otimizado para o telefone Linux da Pine64, diz que as versões mais recentes oferecem suporte para até 6 dias de espera ou tempo ocioso. E essa é apenas uma das muitas melhorias nos kernels 5.12 e 5.13 da Megi.
Megi kernel lançado com melhorias na vida útil da bateria do PinePhone
Há uma série de pequenos ajustes que aumentam a vida útil da bateria durante o modo inativo, incluindo um patch que desativa o controlador da tela de toque quando o PinePhone está hibernando e outro patch que impede o telefone de acordar quando você pressiona as teclas de volume, o que também economiza energia.
Além disso, também existem patches que desligam automaticamente os núcleos da CPU quando estão ociosos.
Lembre-se de que a maioria dessas melhorias trará melhor vida útil da bateria quando você não estiver usando o PinePhone, mas eles terão menos impacto, se houver, no uso ativo.
Algumas das outras mudanças adicionadas aos kernels da Megi nos últimos meses incluem:
- Suporte aprimorado para saída de áudio em HDMI
- Suporte aprimorado para carregar o telefone usando adaptadores de energia 1.5a
- Maior confiabilidade para detectar se e quando fones de ouvido/microfones/headset são conectados ou removidos
Há também uma correção de bug que deve ajudar na estabilidade, evitando alguns dos eventos que podem fazer com que o sistema pare ou trave.
Você pode encontrar mais detalhes no registro de desenvolvimento do PinePhone da Megi.