MediaTek quer entrar no mercado dos tablets premium com o chip Kompanio 1300T, projetado para tablets Android de alto desempenho.
A MediaTek se tornou um grande player no segmento de smartphones e Chromebooks nos últimos anos, com uma ampla variedade de chips básicos, intermediários e econômicos para cada um.
Os processadores da empresa também equipam uma série de tablets baratos, incluindo a família de tablets Fire da Amazon e os tablets Android básicos da Lenovo.
Agora, a MediaTek quer entrar no mercado dos tablets premium e a empresa lançou o novo processador Kompanio 1300T, projetado para tablets Android de alto desempenho.
MediaTek quer entrar no mercado dos tablets premium com o chip Kompanio 1300T
Infelizmente, resta saber é se há realmente muito mercado para essa categoria de dispositivo. Apenas um punhado de grandes fabricantes de PCs ou telefones atualmente vendem tablets Android com preços superiores a US$ 300.
As linhas Samsung Galaxy Tab S, Huawei MatePad Pro e Lenovo Tab Pro vêm à mente… e tendem a ser fornecidas com os processadores Samsung Exynos, Huaei Kirin e Qualcomm Snapdragon, respectivamente.
É possível que a entrada da Huawei neste espaço possa levar mais fabricantes de dispositivos a lançar tablets premium (ou tablets de gama média com recursos premium).
Mas os tablets Android há muito sofrem com o dilema do ovo e da galinha: as pessoas tendem a reclamar que não vale a pena gastar muito dinheiro em tablets Android porque não há muitos aplicativos Android otimizados para telas grandes, mas não há muito incentivo para os desenvolvedores crie aplicativos para tablets se não houver muitas pessoas usando tablets Android.
De qualquer forma, o MediaTek Kompanio 1300T parece um chip decente no papel. É um processador octa-core que apresenta:
- Núcleos de desempenho ARM Cortex-A78
- Núcleos ARM Cortex-A55 com eficiência de energia
- Gráficos ARM Mali-G77 MC9
A MediaTek diz que pode suportar resoluções de exibição de até 2560 x 1440 pixels a 120 Hz, sistemas de câmera com câmeras de até 108MP e gravação e reprodução de vídeo 4K e recursos sem fio, incluindo WiFi 6, Bluetooth 4.2 e redes móveis 5G sub-6 GHz ( para dados e / ou voz).
Ele também oferece suporte a assistentes de voz AI com um recurso wake-on-voice de baixo consumo de energia, e MediaTek diz que sua tecnologia HyperEngine 3.0 pode otimizar o desempenho para jogos ajustando as configurações de rede, controle, desempenho, qualidade de imagem e eficiência de energia.
O chip pode ser usado em tablets com memória LPDDR4x-2133 e armazenamento UFS 3.1.
O chip é semelhante em muitas maneiras ao processador Dimensity 1200 da MediaTek para smartphones premium, mas a versão para tablet tem uma GPU mais poderosa e suporte para telas de alta resolução.