Anunciado recentemente, finalmente a MediaTek lançou o processador Dimensity 9200. Confira alguns detalhes desse novo chip.
Parece que a batalha do processador móvel continuará ganhando força. Os usuários que pretendem atualizar seus smartphones em 2023 não devem se preocupar com o processador.
Tudo indica que, se for de última geração, não deve importar muito se o smartphone que você compra tiver um processador Qualcomm ou MediaTek.
Este último acaba de revelar seu novo chip topo de linha para 2023, o MediaTek Dimensity 9200. Já temos todos os detalhes, portanto podemos dizer com certeza que é uma fera.
MediaTek lançou o processador Dimensity 9200
Desde que a série Dimensity chegou ao mercado há alguns anos, a concorrência entre a Qualcomm e a MediaTek aumentou significativamente. Seus chips estão ficando cada vez mais comparáveis, então escolher um requer menos reflexão.
O novo Dimensity 9200 foi anunciado oficialmente pela MediaTek. O Dimensity 9000 é substituído por este processador, que é o modelo carro-chefe da empresa.
O novo chip será responsável por fornecer energia aos smartphones de última geração de 2023 que optarem pela MediaTek em vez da Qualcomm.
É muito cedo para declarar qual é superior porque a Qualcomm apresentará o Snapdragon 8 Gen 2 em 15 de novembro. Claro, com base nos recursos listados, podemos supor que a MediaTek será capaz de competir.
O Dimensity 9200 oferece o seguinte:
- 1 ARM Cortex-X3 @ 3,05 GHz
- 3 Cortex-A715 @ 2,85 GHz
- 4 Cortex-A510 @ 1,80 GHz
- GPU Mali-G715
- CPU 25% mais eficiente
- CPU 12% mais potente
- GPU 41% mais eficiente
- GPU 32% mais potente
- Compatível com telas FHD+ até 240Hz e painéis 5K a 60Hz
- 8533Mbps LPDDRX5 RAM
- Aumento de 35% no desempenho da IA
- Suporte para mmWave e sub-6 5G
- Compatibilidade futura com WiFi 7
- Áudio de 24 bits/192 KHz (primeiro chip a tê-lo)
- Armazenamento UFS 4.0 (primeiro chip a tê-lo)
Se você não está familiarizado com essas especificações, tudo que você precisa saber é que elas oferecem uma das melhores configurações técnicas para a faixa alta e que melhoram em todos os aspectos do modelo anterior.
Mais fabricantes podem usar esse chip por causa do suporte mmWave em regiões onde esse suporte é crucial e a MediaTek o ignorou até agora.
Quais são as novidades?
Por um tempo, a MediaTek competiu na corrida por processadores de primeira linha apenas para exibição.
Primeiro, o fabricante revelou o chip Dimensity 9000, que pretendia competir com a série Qualcomm Snapdragon 8, mas não conseguiu fazê-lo. Pouco depois, a empresa apresentou o Dimensity 9000 Plus para competir com o Snapdragon 8 Plus Gen 1.
Os usuários que acompanham os lançamentos mais recentes de smartphones estão cientes de que a Qualcomm subiu facilmente ao pódio.
No entanto, em 8 de novembro, a MediaTek apresentou formalmente a última geração do CPU Dimensity 9200, que tem uma boa chance de capturar uma parcela significativa do mercado de smartphones emblemáticos.
O chip Dimensity 9200 possui oito núcleos de computação, é construído usando a tecnologia de processo de 4 nm da TSMC e usa totalmente todas as tecnologias ARM (um Cortex-X3 a 3,05 GHz, três Cortex-A715 a 2,85 GHz e quatro Cortex-A510 a 1,8 GHz).
Notavelmente, a MediaTek confirmou rumores internos de que o novo chip não suporta mais aplicativos de 32 bits. Softwares antigos, alguns jogos e aplicativos especializados agora serão coisa do passado porque o processador só agora funciona com programas de 64 bits.
No entanto, o Tensor G2 do Google também suporta apenas software de 64 bits, tornando este não o primeiro chip a desistir de aplicativos de 32 bits.
É difícil chamar o Dimensity 9200 de um avanço de desempenho, é claro; embora tenha um desempenho 12% melhor do que o Dimensity 9000 no teste GeekBench 5 de núcleo único, a melhoria no desempenho de vários núcleos é de apenas 10%.
Por outro lado, o desempenho da CPU móvel atingiu o pico há muito tempo e outras métricas agora estão competindo por participação de mercado.
Por exemplo, a MediaTek afirmou que um processador de próxima geração usa 25% menos energia, proporcionando o mesmo desempenho que o Dimensity 9000. Isso deve aumentar consideravelmente a vida útil da bateria do smartphone.
A empresa também afirma que o novo chip dissipa o calor 10% mais efetivamente, o que deve resolver o problema de superaquecimento dos dispositivos sob cargas pesadas.
O subsistema gráfico do processador passou por melhorias significativas; ele agora usa a GPU ARM Mali-G715 Immortalis MC11, que funciona 32% mais rápido no benchmark Manhattan 3.0 do que a geração anterior de chips.
Embora o novo acelerador gráfico deva usar 41% menos energia enquanto funciona em um nível semelhante ao seu antecessor, esse não é o fator mais crucial.
O fato de a MediaTek agora suportar ray tracing acelerado por hardware é significativo, pois deve melhorar significativamente os reflexos e sombras em jogos que usam essa tecnologia.
O ray tracing em smartphones é um passo em direção aos gráficos do console, embora provavelmente não haja muitos deles.
O system-on-chip também possui seu próprio processador de sinal de imagem Imagiq 890.
Com base na inteligência artificial, este processador deve ajudar a câmera a determinar o primeiro plano e o plano de fundo exatos de uma imagem para ajustar a saturação, as cores e outros aspectos da imagem.
O chip também suporta Bluetooth 5.3, tem uma taxa de atualização de 240Hz para telas com resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 144Hz para telas WQHD, roda memória LPDDR5X em até 8533MB/s, suporta armazenamento UFS 4.0 e é compatível com Wi-Fi 7.
O AnTuTu foi usado pela MediaTek para comparar seu novo Dimensity 9200 para ter uma noção de como as coisas serão em 2023. O chip tem uma pontuação de cerca de 1.260.000 pontos.
Para você ter uma ideia, os smartphones de última geração de hoje não conseguem chegar a um milhão de pontos.
É provável que em 2023 muitos fabricantes se interessem por este chip, o que é uma notícia maravilhosa.
Você não deve se preocupar se o smartphone que pretende comprar tiver o processador Dimensity 9200 em vez do Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2. Ambos os chips fornecerão uma experiência muito avançada.