Conheça o MediaTek Kompanio 838, um chip para Chromebooks premium. Confira os detalhes e especificações desse processador.
Segundo o Google, os Chromebooks são um novo tipo de computador projetado para ajudar você a realizar tarefas de modo mais rápido e fácil.
Eles executam o ChromeOS, um sistema operacional baseado em Linux, que tem armazenamento em nuvem, traz integrado o melhor do Google e tem diversos níveis de segurança.
Os Chromebooks com processadores baseados em ARM já existem há algum tempo, mas normalmente são posicionados como alternativas de baixo custo aos modelos mais caros com processadores Intel Core ou AMD Ryzen.
Mas a MediaTek afirma que seu novo processador Kompanion 838 foi projetado para Chromebooks premium.
MediaTek Kompanio 838, um chip para Chromebooks premium
Sim. O MediaTek Kompanio 838 é um chip para Chromebooks premium. Eu consideraria essa frase com cautela, mas o novo chip parece uma boa atualização em relação ao processador Kompanio 528 da geração anterior.
À primeira vista, os dois chips têm muito em comum. Ambos são processadores octa-core com dois núcleos de alto desempenho e seis núcleos de eficiência. Ambos suportam memória DDR4 e LPDDR4x-3733. E ambos suportam armazenamento eMMC 5.1.
Mas os núcleos de desempenho do novo processador de 6 nm são mais novos e mais rápidos. O novo chip também possui GPU de alto desempenho, suporte para até dois monitores 4K, suporte para interface PCIe x1 e acelerador AI.
A MediaTek afirma que o processador Kompanio 838 possui uma GPU Mali-G57 MC3, um MediaTek NPU 650 com até 4 TOPS de poder de processamento de IA no dispositivo e ISP da série Imagiq 7, que pode ser aproveitado para processamento de imagens e outros aplicativos, ajudando a melhorar baixo – desempenho leve ao usar uma câmera do Chromebook para tirar fotos ou participar de videochamadas, entre outras coisas.
A empresa afirma que, em comparação com os processadores MediaTek Kompanio série 500, o Kompanio 838 deve oferecer:
- Gráficos até 76% mais rápidos
- Melhoria de até 66% em benchmarks baseados em CPU
- Melhoria de até 60% em benchmarks baseados na web
- Outros recursos incluem suporte para gravação e reprodução de vídeo WiFi 6E e 4K.