Mediatek já está demonstrando hardware WiFi 7 para clientes e parceiros

Antes mesmo da especificação da próxima tecnologia WiFi ser finalizada, a Mediatek já está demonstrando hardware WiFi 7 para clientes e parceiros.

Faz apenas alguns anos que a tecnologia WiFi 6 foi finalizada e os primeiros roteadores e dispositivos móveis com suporte para 802.11ax começaram a chegar ao mercado.

O WiFi 7 ainda está em andamento e a especificação, também conhecida como 802.11be, ainda não foi finalizada. Mas a MediaTek diz que os primeiros produtos WiFi 7 devem ser lançados em 2023, trazendo suporte para velocidades mais rápidas e congestionamento de rede reduzido.

De acordo com a WiFi Alliance, o 802.11be suportará uma taxa de transferência máxima de 30 Gbps ou mais, o que é um grande avanço em relação às velocidades máximas de 9,6 Gbps disponíveis com o WiFi 6.

E agora, a fabricante de chips taiwanesa Mediatek diz que já está demonstrando o hardware WiFi 7 para clientes e parceiros do setor.

Mediatek já está demonstrando hardware WiFi 7 para clientes e parceiros

Mediatek já está demonstrando hardware WiFi 7 para clientes e parceiros
Mediatek já está demonstrando hardware WiFi 7 para clientes e parceiros

A MediaTek diz que seu sistema WiFi 7 Fillogic usa tecnologia de operação multi-link (MLO) para agregar vários canais em diferentes bandas de frequência simultaneamente para oferecer melhor desempenho mesmo quando há interferência ou congestionamento em uma ou mais bandas de rede.


Espera-se que outras melhorias incluam suporte para canais de 320 MHz, suporte para Modulação de Amplitude em Quadratura 4K (4K-QAM) e latência e jitter reduzidos (o primeiro mede quanto tempo leva para os dados viajarem entre os terminais, enquanto o último mede a quantidade de inconsistência nos tempos de latência em uma rede.

Mesmo que o padrão WiFi 7 seja adotado rapidamente e os primeiros dispositivos com hardware compatível com WiFi 7 comecem a ser enviados no próximo ano, provavelmente levará alguns anos até que o 802.11be se torne a norma. Felizmente, como a maioria dos padrões WiFi, é compatível com versões anteriores para que, se você comprar um roteador, laptop, telefone ou outro dispositivo sem fio de última geração, ele funcione com seu hardware mais antigo.

Mas com um número crescente de gadgets conectados à Internet chegando ao mercado, o crescimento do streaming de vídeo 4K (e talvez até 8K), streaming de jogos e tecnologias domésticas inteligentes, é fácil ver por que um padrão sem fio que oferece desempenho competitivo com alguns dos as redes cabeadas mais rápidas podem se tornar atraentes.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.