Anunciado recentemente pela marca, o MediaTek Dimensity 9400 promete mais potência para telefones tops da próxima geração.
A MediaTek é uma empresa taiwanesa especializada no desenvolvimento de chips semicondutores e sistemas em um chip (SoC), utilizados principalmente em dispositivos móveis, como smartphones, tablets, smart TVs, roteadores, dispositivos de IoT (Internet das Coisas), entre outros.
Fundada em 1997 e sediada em Hsinchu, Taiwan, a MediaTek é uma das principais fornecedoras globais de tecnologia para dispositivos eletrônicos, rivalizando com outras grandes empresas como Qualcomm e Samsung no mercado de processadores móveis.
E o novo processador Dimensity 9400 da MediaTek promete um aumento de até 35 por cento no desempenho da CPU single-core, desempenho multi-core até 28 por cento mais rápido e um aumento de até 41 no desempenho gráfico de pico quando comparado com o Dimensity 9300 da geração anterior.
Também é dito que ele traz melhorias de memória e IA.
MediaTek Dimensity 9400 promete mais potência para telefones
Sim. O MediaTek Dimensity 9400 promete mais potência para telefones. Ao mesmo tempo, a MediaTek está prometendo que seu novo chip é até 40% mais eficiente em termos de energia, o que significa que os dispositivos equipados com o novo chip devem trazer grandes ganhos de desempenho, ao mesmo tempo em que oferecem maior duração da bateria.
Não é de se admirar que haja rumores de que a Samsung selecionou o novo processador para sua próxima linha de smartphones da série Galaxy S25.
Aqui está um resumo de alguns dos principais recursos do Dimensity 9400:
CPU
- 1 x ARM Cortex-X925 core @ 3.63 GHz
- 3 x Cortex-X4 cores
- 4 x Cortex-A720 cores
- 12MB L3 cache
- 10MB SLC
Graphics
- Immortalis-G925 MC12
- 8K/60fps 10-bit video decode (HEVC/AVC/VP9/AV1)
- 8K/60fps 8-bit video encode (HEVC)
- Imagiq 1090 VPU
NPU
- MediaTek NPU 890
A MediaTek diz que a nova unidade de processamento neural é até 80% mais rápida ao trabalhar com grandes modelos de linguagem para recursos de IA generativos.
O chip suporta memória LPDDR5X, armazenamento UFS 4 e monitores WQHD+ com taxas de atualização de até 180 Hz. Também há suporte para dispositivos com até três telas.
Outros recursos incluem suporte nativo para WiFi 7, Bluetooth 5.4, redes 5G sub-6 GHz e melhorias de eficiência associadas ao desempenho de WiFi e Bluetooth.
Os primeiros telefones com o novo processador devem começar a ser enviados antes do final de 2024.