Segundo relatório da CounterPoint, a MediaTek continua sendo a principal marca de chips para smartphones por sete trimestres consecutivos.
Fabricante de chips taiwanesa, a MediaTek continua no topo de seu jogo no mercado de chips para smartphones. A agência de pesquisa de mercado popular, CounterPoint, divulgou seu relatório para o primeiro trimestre de 2022.
A MediaTek mantém sua posição de liderança em termos de tendências de compartilhamento e desenvolvimento.
Em termos de remessas, a participação de mercado global de chips para smartphones da MediaTek é de 38%.
Com esse número, a empresa ocupa o primeiro lugar. Este também é o sétimo trimestre consecutivo em que a empresa mantém sua primeira posição.
MediaTek continua sendo a principal marca de chips para smartphones por sete trimestres consecutivos
A Qualcomm está na segunda posição com 30% de participação de mercado, enquanto a Apple é a terceira com 15% de participação de mercado.
UNISOC, Samsung e HiSilicon ocupam a quarta, quinta e sexta posições, respectivamente, com 11%, 5% e 1% de participação de mercado, respectivamente.
A MediaTek domina firmemente o mercado de telefonia móvel de médio porte com as séries Dimensity 700 e Dimensity 900.
Suas remessas de chips 5G também registram um crescimento mensal de alta velocidade de 20%. Ao mesmo tempo, a série Dimensity 9000 atingiu o mercado de ponta, trazendo mais receita para a MediaTek.
Além disso, a CounterPoint também anunciou o gráfico de tendências de vendas de smartphones SoC no mercado dos EUA no ano passado.
Pode-se ver na figura que a MediaTek tem um forte impulso e sua participação em abril de 2021 é de apenas 30%. Isso é menos da metade dos 66% da Qualcomm e levou apenas um ano para atingir o recorde de 45%, um aumento de 45%.
Se essa tendência continuar, a MediaTek poderá em breve ultrapassar a Qualcomm.
Um fator importante para o sucesso da MediaTek nos Estados Unidos é que ela ganhou pedidos de celulares Samsung Galaxy A12 e Galaxy A32 5G. Esses smartphones venderam coletivamente 9 milhões de unidades.
Além disso, a MediaTek também tem pedidos para o Samsung Galaxy A03s, Galaxy A13 5G, Moto G Pure e Moto G Power.
Os analistas também acreditam que o primeiro chip de ondas milimétricas 5G da MediaTek lançado recentemente, o Dimensity 1050, também ajudará a MediaTek a melhorar sua competitividade no mercado de médio a alto padrão nos Estados Unidos.
Adota a tecnologia de 6nm da TSMC e a banda Sub 6GHz suporta agregação de três portadoras 3CC. Além disso, a banda de alta frequência de ondas milimétricas suporta agregação de quatro portadoras.
Como a série Dimensity 9000 e a série Dimensity 8000 ganharam uma posição firme nos mercados principal e secundário. Esses chips continuarão a liderar e até expandir sua liderança no mercado global de SoC para smartphones.