E foi lançado o ambiente MATE 1.26 com suporte inicial do Wayland e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
O MATE Desktop Environment é um ambiente de trabalho livre, de código aberto, leve, intuitivo e atrativo para sistemas operacionais Unix-like, como o Linux.
Agora, uma nova e importante versão do ambiente de desktop leve do MATE foi lançada hoje, o MATE 1.26, que traz inúmeras melhorias e atualizações em muitos componentes e aplicativos principais.
Novidades do MATE 1.26
Cerca de 18 meses de desenvolvimento foram gastos na elaboração da versão estável mais recente deste popular ambiente de desktop.
“O tema para este lançamento foi adicionar novas funcionalidades ao desktop MATE, mantendo a aparência e sensação que todos nós conhecemos e amamos”, escreve Johannes Unruh do MATE no anúncio de lançamento.
“Embora todos os recursos adicionados sejam certamente muito interessantes, também não nos esquecemos de fazer toneladas de correções de bugs, modernizando a base de código e otimizando o desempenho.”
A versão mais recente da área de trabalho MATE inclui suporte Wayland para uma gama de componentes e aplicativos da área de trabalho, incluindo Terminal MATE, Monitor de Sistema e Pluma.
O gerenciador de arquivos Caja do MATE ganha uma nova barra lateral de favoritos nesta atualização para tornar o acesso aos seus diretórios favoritos mais fácil; além de suporte para formatar unidades clicando com o botão direito em um ícone de unidade (embora em minhas mãos com MATE 1.26 no EndeavourOS, isso não estava funcionando).
Clicar com o botão do meio no botão recarregar no Caja agora duplicará a guia atual; enquanto arrasta e solta páginas da web de um navegador da web para a janela do Caja cria um link, exatamente como você esperava.
Pluma, o editor de texto MATE, apresenta um conjunto considerável de melhorias, incluindo um novo minimapa para uma visão geral dos contextos do arquivo; um plano de fundo de grade para ajudar na escrita; e um prático atalho de teclado ctrl + y para mostrar/ocultar números de linha.
Desenvolvedores e programadores estarão especialmente interessados em usar o novo recurso de plug-ins do editor de texto. Os plug-ins ajudam a transformar o Pluma em um IDE completo. Plug-ins notáveis disponíveis na competição de suporte, comentário/descomentar e um terminal integrado.
Há um novo miniaplicativo Não perturbe; o miniaplicativo Lista de Janelas permite desabilitar a rolagem do mouse e mostra miniaturas de janela mais nítidas (se habilitado); e o miniaplicativo Netspeed agora mostra mais informações rapidamente.
Existem novas opções na caixa de diálogo Preferências do Windows e algumas opções básicas para a escala de exibição na caixa de diálogo Exibir (embora para valores de escala fracionária).
Outras mudanças:
- Uso reduzido de memória no visualizador de documentos Atril
- Engrampa agora pode abrir arquivos .epub, .arc e arquivos .rar criptografados
- Power Manager agora permite habilitar o escurecimento do teclado
- O gerenciador de janelas restaura as janelas minimizadas para a posição original
Como instalar o MATE
Existem muitas outras melhorias menores incluídas na versão MATE 1.26, que devem estar disponíveis em breve nos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux.
Para aqueles que desejam compilar o MATE Desktop, os pacotes de código-fonte também estão disponíveis para download nesse endereço.
Ou
Como instalar a versão mais recente do ambiente MATE no Ubuntu
Como instalar o MATE ao lado do Cinnamon no Linux Mint
Como instalar o ambiente MATE no Arch Linux e derivados