Carteiras como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay são faceis de usar, mas em breve, a Mastercard permitirá que você pague com um sorriso.
O Apple Pay da Apple chegou e de certa forma iniciou uma mudança na forma como realizamos pagamentos. A empresa apresentou uma carteira sem dinheiro que permite que seus usuários simplesmente paguem sem muito incômodo e sem a necessidade de carregar dezenas de cartões de crédito no bolso.
Vimos várias empresas seguindo essa tendência com seus próprios sistemas de pagamento, e a maioria deles funciona de forma semelhante ao Apple Pay.
Agora, a Mastercard quer simplificar ainda mais os pagamentos. A empresa quer criar um sistema que detecte o sorriso do usuário para realizar um pagamento.
Mastercard permitirá que você pague com um sorriso, em breve
A empresa o chama de Mastercard Biometric Checkout Program (Programa de Checkout Biométrico Mastercard). Ele será lançado globalmente, mas, por enquanto, a empresa fará alguns testes no Brasil.
Vale notar que esta tem sido uma tecnologia muito aguardada, pelo menos quando se trata de Bancos e financeiras. O novo sistema pode ser uma boa maneira de evitar fraudes de pagamento.
De acordo com um relatório, as fraudes triplicaram mais de US$ 30 bilhões na última década.
A razão é que o sistema de pagamento é muito mais fácil e, portanto, também é mais fácil para pessoas ruins contornarem os sistemas atuais. As fraudes são um problema para as empresas de cartão que, devido a certas leis, carregam a responsabilidade.
Serviços de carteira eletrônica, como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, reduzem os riscos para as empresas de cartão. No entanto, isso também incorre em custos.
Por isso, os bancos têm tentado obter acesso ao chip NFC no iPhone e no Apple Watch. Portanto, eles podem oferecer aos titulares de cartões a opção de usar seus próprios aplicativos.
No entanto, eles não tiveram sucesso nessas tentativas. Ao mesmo tempo, dificilmente esperamos que os usuários do iPhone selecionem uma infinidade de aplicativos de pagamento em vez da simplicidade de usar apenas um para tudo. Vale a pena notar que o Apple Pay também tem suas controvérsias.
O Mastercard Biometric Checkout Program tem uma verdadeira chance de se tornar relevante quando comparado ao Apple Watch.
Afinal, se o sistema se mostrar mais fácil, seguro e conveniente que o Apple Pay, os usuários poderão migrar facilmente para ele. A Mastercard descreve a seguinte tecnologia:
“Chega de mexer no seu telefone ou procurar sua carteira quando estiver com as mãos cheias – a próxima geração de pagamentos pessoais precisará apenas de um rápido sorriso ou aceno de sua mão. a tecnologia confiável que usa seu rosto ou impressão digital para desbloquear seu telefone agora pode ser usada para ajudar os consumidores a acelerar o checkout.”
Por enquanto, a empresa está testando o produto em apenas cinco supermercados de São Paulo, Brasil. No entanto, a Mastercard planeja lançar o serviço globalmente em breve.
A empresa vem constantemente tentando melhorar a segurança dos pagamentos. Ela vem trabalhando ao lado da Samsung para criar cartões de crédito que possam reconhecer a impressão digital do usuário.